Retrospectiva Tricolor

Comunidade, chegou o dia 30 de Dezembro de 2016, penúltimo dia do ano, e como comemorar esta data? Pois bem, vamos fazer a retrospectiva tricolor!

Vem mergulhar comigo nessa!

 

Nos despedimos de 2015 em um clima de alto astral, no dia 22 de Dezembro do ano passado, o queridíssimo Emerson Dias e o mestre Thiago Diogo comandaram o último ensaio do ano que levamos o enredo “A Grande Rio É Do Baralho!” para a avenida, ensaio que fechou com todo gás, abrindo o 2016 com tudo.

 

logo_enredo_grande_rio_int.jpg

(Logo oficial da Grande Rio para 2015)

 

O que permitiu os meses seguintes ser para lá de especial também, já que entre os meses de Janeiro e Fevereiro ensaiamos em forma de louvação o enredo que contou a história da cidade de Santos, seus mitos, magias e a relação entre a cidade e o futebol, berço do time da Vila Belmiro, time que já acolheu diversos craques como o rei Pelé, Neymar e Robinho. Espetáculo assinado pelo Fabio Ricardo intitulado, “Fui no Itororó beber água, não achei. Mas achei a bela Santos, e por ela me apaixonei...”.

 

índice.jpg

(Logo oficial da Grande Rio para 2016)

 

Um dos dias mais importantes para nós foi  17 de Janeiro, ensaio técnico, que teve o seu início as 20 horas. No dia também teve o ensaio técnico da nossa co-irmã Paraíso do Tuiutí e a dona da Águia, a Portela. Este ensaio é de suma importância para a agremiação, fato que a lindíssima coreografa da comissão de frente Priscila Motta explicou quando fiz a matéria sobre o seu segmento.  O que posso dizer sobre esse dia? Inesquecível! Todos compareceram em peso sob a presidência do nosso patrimônio tombado Milton Perácio. O mais forte foi, para mim, a paradinha “Pisa Forte, Grande Rio, é pura emoção/ Santos conquistou meu coração”.

 

componentesgr620.jpg

(Imagem da Internet)

 

Porém, isso foi só uma prévia do que viria na quarta escola de domingo de carnaval, que a nossa mãe Grande Rio abriu os trabalhos com a comissão de frente elaborada pelo casal Rodrigo Negri e Priscila Motta, que mostraram, junto ao seu grupo de bailarinos, o sonho de um menino as beiras da fonte do Itororó, o jovem que se tornaria o grande Rei Pelé; a ciranda veio a frente dando as boas vindas para os guardiões do primeiro casal, Daniel Werneck e Verônica Lima, que vieram rodeados de guardas reais protegendo-os transvestidos de Marquesa de Santos e Dom Pedro I, imagem emblemática, pois vieram em cima de um tripé que simulava uma carruagem; os setores da escola também abordavam o porto da cidade, suas relações tropicais similares com o povo carioca e –claro!- os esportes, principalmente o futebol, que veio magicamente representado na bateria do mestrão Thiago e regida pela belíssima Paloma Bernardi. Tive o prazer de assistir, parar para ver tudo passar, uma sensação única e emocionante.

 

15724148_1342412582477374_471191354_n.jpg

(Imagem Liesa)

 

Ainda sob o êxtase do desfile, mais precisamente dia 17 de Fevereiro , a própria Ivete Sangalo confirmou em sua rede social que seria a homenageada da nossa amada escola em 2017, ainda com o enredo “Hoje É Dia De Ivete”. Não contenta, a rainha baiana ainda marcou um encontro com todos no berço tricolor, na quadra, dia 13 de Março, um evento que moveu todos os amantes da escola para assistir a sua apresentação de forma totalmente gratuita. “Hoje É Dia De Ivete!” e “Ei Psiu, Ivete É Grande Rio!” foram as palavras que reinaram aquela noite regada de samba e animação, que só aumentou dia 19 de Maio, apresentação da sinopse elaborada pelo Fábinho (carnavalesco) e a professora e historiadora Elenice Guimarães, já com alteração no título para “Ivete do rio ao Rio”, alusivo de sua infância até os dias atuais, do Rio São Francisco, sua origem, ao Rio de Janeiro –mais precisamente a Duque de Caxias!-, tudo sob a vigilância do novo diretor de carnaval Dudu Azevedo e a nova comissão de harmonia.

 

Fabio-Ricardo-e-historiadora-388x220.jpg

(Imagem da Internet)

Todos os compositores foram convocados para inscrever seus sambas até as 23:59 da segunda-feira dia 18 de Julho, resultando 24 obras concorrendo ao título de samba oficial da Grande Rio para o carnaval de 2017, competição que rolou até o dia 3 (três) de Setembro com a parceria de Murilo Rayol, parceria de Paulo Onça, parceria de Elias Bililico e Parceria de Marcio Das Camisas. A disputa rolou com a presença da querida Veveta. Ao amanhecer, o nosso presidente de Honra, o amadíssimo Jayder Soares Anunciou: “O samba campeão é o de Paulo Onça!”, que teve como parceiros Kaká,Alan Vasconcelos, Dinho, Rubens Gordinho e Marcos Moreno. A partir daquele momento, virou-se o hino de toda a agremiação. Uma noite mágica de festa que também celebrou o aniversário do carnavalesco e da corógrafa Priscila Motta.

 

04set2016---ivete-sangalo-soltou-a-voz-e-cantou-o-enredo-da-academicos-do-grande-rio-durante-a-festa-de-lancamento-do-samba-para-o-carnaval-2017-a-escola-vai-homenagear-a-artista-baiana-com-o-1472987296318_956x500.jpg

(Imagem da Internet)

 

Logo após a data, 13 de setembro, a comunidade já começou a ensaiar o seu canto, na quadra, samba que teve uma gravação lançada dia 1 de outubro no site e no youtube da escola com participação da própria cantora ao lado de Emerson Dias. Fato que se repetiu na cidade do samba dia 17 de Outubro, gravação oficial do samba para o CD da LIESA 2017, que teve nossa participação em peso de nos, da comunidade, mais de mil componentes compareceram.

 

maxresdefault.jpg

(Imagem da Internet)

 

União também representada dia 1 de Dezembro, lançamento do CD da nossa amada liga. Festa que rolou na cidade do samba com todos os seguimentos presentes. Junto com as co-irmãs, a noite foi maravilhosa.

 

15327711_1307831439268822_583253504_n.jpg

(Imagem da internet)

 

Já dia 20 de Dezembro, da mesma ótima forma que nos despedimos de 2015, o meu mega amigo Emerson Dias deu o grito de guerra em despedida ao ano 2016, dando as melhores boas vindas ao ano próximo ano!

 

hqdefault.jpg

(Logo oficial da Grande Rio para 2017)

Ainda não vou desejar feliz ano novo, porque amanha tem mais, comunidade!

 

 

 

Samba enredo 2018 GRANDE RIO