Conhecendo a Cidade do Samba - Final

Faaaala, Caxias!

 

Como estamos depois de um final de semana natalino?

 

Natal por si só já me lembra Grande Rio! Adivinhem por que?rs As cores! :D Quais são as cores que mais representam o Natal? Verde e Vermelho certo? E quais são duas das nossas lindas cores? :D Pois, então! rs

 

No dia de Natal, eu e Bolota trocando mensagens e produzindo artigos quentinhos para vocês lerem na "A Hora do Bolota" e na "Alô Comunidade"! Em um determinado momento, pergunto a ele: Somos apaixonados pelo o que fazemos: SIM ou CLARO? haha Quando a gente faz o que gosta, é exatamente assim que acontece! Família reunida S2, comida farta na mesa e ideias borbulhantes na cabeça e coração.

 

Para hoje, eu gostaria de apresentar a terceira e última parte da série "Conhecendo a Cidade do Samba" e trazer algumas curiosidades para vocês sobre o complexo. Do tipo:

 

Você sabia que...

 

- o nome da Cidade do Samba é Cidade do Samba Joãosinho Trinta?

 

Após a morte do carnavalesco Joãosinho Trinta em 17 de dezembro de 2011, o então prefeito da cidade do Rio de Janeiro publicou o decreto de número 34.988 de 20 de dezembro do mesmo ano, no Diário Oficial do Município do Rio, alterando o nome da Cidade do Samba para Cidade do Samba Joãosinho Trinta como forma de homenagear o grande carnavalesco e eternizar a memória do artista.

O decreto reitera que Joãosinho é considerado um dos maiores nomes do carnaval carioca e sempre lembrado por sua ousadia e genialidade. Ressalta ainda a contribuição dada pelo carnavalesco no desenvolvimento do carnaval carioca, tendo participação fundamental nos títulos alcançados pelas diversas escolas de samba nas quais trabalhou.

 

  Figura 01: Placa de inauguração da Cidade do Samba.

15820860_1345613102157322_1404394077_o.jpg

  Fonte: Autora, 2016.

 

- a escola de samba que é a última colocada no desfile do Grupo Especial, cede o seu barracão para a agremiação campeã do Grupo de Acesso A, que está portanto, subindo para o Grupo Especial?

 

Lembram na Parte II dessa série quando eu mostrei o mapa da Cidade do Samba e identifiquei a localização de cada escola? Na matéria, eu chamei a atenção para o fato de que aquela configuração era válida de 2016 até fevereiro de 2017, lembram? Era justamente por isso. Anualmente, acontece uma alteração na ocupação de um dos 14 galpões do complexo de acordo com o resultado da apuração do desfile das escolas de samba.

 

 

- o que limitava a altura das alegorias das escolas de samba era a altura da extinta Torre de TV da Marquês de Sapucaí e não o pé direito dos barracões da Cidade do Samba?

 

Como apresentei lá na Parte I dessa série sobre a Cidade do Samba, os barracões possuem pé direito de 19 metros, o que permite construir carros alegóricos gigantescos, entretanto sempre foi preciso ter cautela com o tamanho devido a Torre de TV da Passarela do Samba que limitava a passagem das alegorias.

O Regulamento do Carnaval emitido pela LIESA, inclusive aponta que a altura das alegorias não deve ser superior à da Torre de televisionamento existente entre os setores 11(onze) e 13 (treze) da Sapucaí. 

A Torre sempre foi algo que criava expectativa no público que assistia o desfile, preocupado se o carro alegórico passaria ou não pela estrutura. Entretanto em 2015 essa estrutura foi demolida e substituída por uma torre móvel.

 

 

Bem meus amigos tricoloreapaixonados por Carnaval, uma vez apresentada e respondida algumas curiosidades propostas sobre a Cidade do Samba, finalizo essa série de três matérias específicas sobre o complexo.  

 

Depois de toda essa leitura, ficou com vontade de conhecer a Cidade do Samba?

 

 Figura 02: Vista da Cidade do Samba.

15801403_1345613098823989_1804670872_n.jpg

   Fonte: Autora, 2016.

 

Então vou te dar uma dica M-A-R-A! Uma das formas de você fazer uma visita e ainda desfrutar de uma experiência inesquecível pelos bastidores do carnaval carioca é participando do programa CarnavaExperiencorganizado pela Pimpolhos da Grande Rio, a escola de samba das crianças da Acadêmicos da Grande Rio. Participando do Programa, você ainda apoia os projetos socioculturais da Pimpolhos da Grande Rio.

Para maiores informações entre em contato com (21) 97953-4140.

 

Espero que vocês tenham curtido ler esta série de matérias tanto quanto eu curti escrever!!!

 

Escrevam sugestões  para mim! Eu vou adorar receber! This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. 

 

Estou te esperando!

 

Beijos tricolores,

 

Gisele Curvello

 

#GrandeRio #Caxias #Carnaval201#IveteÉgrandeRio #CidadeDoSamb#CarnavaExperience  #Pimpolhos

 

 

 

 

 

 

Fonte de pesquisa:

Diário Oficial Municipal do Rio de Janeiro. Decreto número 34.988. 20 de dezembro de 2011.

 

Samba enredo 2017 GRANDE RIO