Série Quesitos - Bateria

Alô Comunidade!

 

Hoje vamos conversar sobre um dos assuntos que mais mexem com nossas emoções quando estamos falando de escola de samba de uma maneira geral, a Bateria! E especificamente a nossa dá licença né? Mas é INVOCADA!!!

 

Então como diria Emerson Dias: Vem pra roda! A INVOCADA toca! \o/

 

Considerada o coração da escola justamente por ser responsável pelo pulsar dos componentes através dos diferentes naipes de instrumentos de percussão que a compõem, a bateria é julgada levando-se em consideração:

 

* a manutenção regular e a sustentação da cadência da Bateria em consonância com o Samba-Enredo;

* a perfeita conjugação dos sons emitidos pelos vários instrumentos;

* a criatividade e versatilidade da Bateria.

 

A Bateria precisa ter ainda, segundo o Regulamento da LIESA (2017), no mínimo 200 ritmistas, podendo implicar na perda de 0,5 (meio) ponto caso seja infringida essa determinação.

 

A nossa Bateria especificamente está sempre buscando inovações. E não limitadas a parte rítmica como as criativas bossas, mas também em suas apresentações e fantasias. Quem não se lembra do memorável desfile do Carnaval de 2010, enredo - Das Arquibancadas ao Camarote Nº1, "Um Grande Rio" de emoção, na Apoteose do seu Coração - onde toda bateria se abaixava, fazia coreografia e a então na época Rainha de Bateria Paola Oliveira desfilava deslumbrante entre os ritmistas?

 

Figura 01: Bateria da Grande Rio/Carnaval 2010 - Das Arquibancadas ao Camarote Nº1

Grande-Rio Paola.jpg

 Fonte: Google Imagens (2010).

 

 

Ou no nosso último Carnaval, enredo  Ivetdo rio ao Rio, quando as fantasias da nossa INVOCADA estavam simplesmente repletas de fitas de led causando um espetáculo luminoso ao celebrar a Timbalada.

 

 

Figura 02: Bateria da Grande Rio/Carnaval 2017 - Ivete do rio ao Rio

Timbalada.jpeg

 Foto: Gisele Curvello (2017).

 

No Carnaval 2017, a Invocada desfilou com um staff de 30 pessoas entre Diretores e Apoio que juntamente com nosso querido Mestre  Thiago Diogo comandaram 280 ritmistas.

 

Figura 03: Mestre Thiago Diogo a frente da Invocada

th.jpeg

Foto: Gisele Curvello (2017).

 

 

Para garantir que toda Invocada consiga tocar sem atropelos, que consiga fazer as delicadas manobras de entrada e saída dos Recuos da Bateria no Sambódromo e tudo saia conforme esperado sem causar buracos no desfile da escola, a Invocada conta com a dedicação de um dos nossos quatro Diretores de Harmonia, Amaury Martins, que se empenha exclusivamente às manobras e evolução da nossa Bateria e da Rainha de Bateria, posto ocupado nos últimos 2 anos pela nossa simpatissíma e carinhosíssima Paloma Bernardi.

 

Figura 04: Amaury Martins - Diretor de Harmonia da Grande Rio

amaury.jpeg

Foto: Gisele Curvello (2017).

 

Figura 05: Paloma Bernardi - Rainha de Bateria da Grande Rio/Carnaval 2016 e 2017

palo.jpeg

Foto: Gisele Curvello (2017).

 

E se você tem uma aptidão musical e ficou com vontade de fazer parte desse time de gigantes da INVOCADA, nosso Mestre lançou um super projeto esse ano de 2017: A Escolinha de Percussão da Invocada! As inscrições serão feitas nos próprios dias de aula que tem início em 06/05/2017 de 14 às 16 horas! Confere as informações nesse Banner aí embaixo e não fique de fora dessa!

 

Figura 06: Banner de divulgação Escolinha de Percussão da Invocada.

inv.jpeg

 Fonte: Acadêmicos do Grande Rio (2017).

 

Se você quiser conhecer mais sobre a rotina de ensaios da Invocada e a bem sucedida trajetória do nosso Mestre Thiago Diogo, clica aqui para ler a entrevista que eu fiz com ele.

 

É isso meus amigos tricolores! Espero que tenham gostado de mais essa matéria da Série Quesitos! Hoje, sobre o Quesito Bateria! \o/ Escreve pra mim, contando! No meu email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ou deixando um comentário no meu instagram criado só para essa comunicação e divulgação:  @gisecurvello.

 

Até a próxima!! :D

 

Beijos tricolores,

 

Gisele Curvello

 

#GrandeRio #Caxias

Samba enredo 2017 GRANDE RIO