Série Quesitos - EVOLUÇÃO E HARMONIA

 

Alô Comunidadeeeeeee!

 

Que saudade das conversas sobre Carnaval e Grande Rio!!!

 

Hoje estou trazendo mais uma matéria da Série Quesitos, mas vou começar com uma notícia da seção CLIPPING GRANDE RIO! rs O site Sambarazzo organizou uma série Ranking onde elegeu os melhores e piores desempenhos das escolas em cada quesito nos últimos 5 anos. E nós aparecemos como terceira melhor escola no quesito EVOLUÇÃO,  um dos temas do nosso bate papo de hoje. Para conferir a matéria do site Sambarazzo, clique aqui.

 

Não ficamos entre as melhores no mesmo Ranking que o site promoveu no quesito Harmonia, mas gostaria de ressaltar aos tricolores que nós vamos dar trabalho nas próximas enquetes!! rs

 

O gráfico aí embaixo mostra o histórico das nossas notas no quesito Harmonia nos últimos 6 desfiles. E olhem como se comporta a tendência da nossa curva de perda de pontos...cair, cair, cair! Ou seja, a cada ano que passou desde 2014 só viemos diminuindo nossa perda de pontos no quesito! :D

 

Figura 01: Perda de Pontos no Quesito Harmonia - Desfiles 2012 a 2017

GR.HAR.png

 Fonte: Elaborado por Gisele Curvello (2017)

 

E o mais legal ainda! No carnaval desse ano, o quesito não só recebeu pontuação máxima, como foi o único quesito da escola que recebeu pontuação 40 pontos!!! Eu explico...rs

 

Em praticamente todos os quesitos do Carnaval 2017 nós recebemos pontuação máxima, como Comissão de Frente (30 pontos), Enredo (30 pontos), Fantasias (30 pontos) e por aí vai, mas isso porque a nota mais baixa foi descartada. Comissão de Frente, por exemplo, recebeu uma nota 9,9 (que foi descartada), Enredo recebeu uma nota 9,8 (que foi descartada) e Fantasias recebeu uma nota 9,9 (que também foi descartada). Agora, no quesito Harmonia nós fomos 40 pontos!!! Ou seja, todos os julgadores nos deram nota DEZ! \o/

 

E essas notas são reflexo do sério trabalho que tem sido feito ativamente junto à comunidade pelo nosso Diretor de Carnaval Dudu Azevedo e o time de gigantes da Comissão de Harmonia que ele montou quando assumiu a Diretoria de Carnaval da Grande Rio, composta por: Amaury Martins, Cristiane Angelo, Paulo Santos e Caca Santos.

 

 Figura 02: Comissão de Harmonia

IMG_2652.jpg

  Foto: Gisele Curvello (2017)

 

Mas você, COMUNIDADE TRICOLOR, também tem um papel primordial no alcance dos nossos resultados nos quesitos Evolução e Harmonia. Vou te explicar como trazendo a definição de cada quesito segundo o Manual da LIESA.

 

Para o julgador conceder notas de 9 a 10 pontos no quesito Evolução, ele deverá considerar:

- a fluência da apresentação, penalizando portanto, a ocorrência de correrias e de retorno de Alas, Destaques e Alegorias;

- a espontaneidade, a criatividade, a empolgação e a vibração dos desfilantes;

- a coesão do desfile, isto é, a manutenção de espaçamento o mais uniforme possível entre Alas e Alegorias, penalizando portanto, a abertura de buracos e a embolação de Alas e/ou Grupos, ou seja, uma ala penetrando na outra.

 

Quanto a Harmonia, para conceder nota de 9 a 10 pontos, o julgador deverá considerar: 

- a perfeita igualdade do canto do Samba-enredo, pelos componentes da escola, em consonância com o Cantor Intérprete do samba e a manutenção de sua tonalidade;

- o canto do Samba-enredo, pela totalidade da Escola;

- a harmonia do samba.

 

Isso quer dizer que toda vez, que você, COMPONENTE da comunidade, comparece a cada ensaio de Quadra, de rua, ensaio técnico na Sapucaí e ensaios extras de Alas coreografadas contribui para o alcance dessas notas!!

 

  Figura 03: Ensaio de rua - Avenida Brigadeiro Lima e Silva

IMG_0157.jpg

   Foto: Gisele Curvello (2017)

 

 

Portanto, comunidade, vamos nos unir ainda mais e reproduzir ensaios lindos e lotados como fizemos no Carnaval 2017 para o Carnaval 2018.

 

 

   Figura 04: Ensaio de quadra - Quadra da Acadêmicos do Grande Rio / Caxias

IMG_0526.jpg   Foto: Gisele Curvello (2017)

 

 

Quando vocês acompanharem as notas da nossa Escola no dia da apuração, lembrem-se do quanto são responsáveis pelo triunfo desses Quesitos!!

 

 

  Figura 05: Ensaio técnico - Sambódromo Marquês de Sapucaí

IMG_1198.jpg

    Foto: Gisele Curvello (2017)

 

 

Nos vemos na próxima e última matéria da Série Quesitos, quando falaremos da mágica e estonteante Comissão de Frente 2017!!

 

Enquanto a próxima matéria não chega, você pode falar comigo através do meu email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ou deixando um comentário no meu instagram criado só para essa comunicação e divulgação:  @gisecurvello.

 

 

Beijos tricolores,

 

Gisele Curvello

 

 

#GrandeRio #Caxia#JuntosSomosForte #IveteSangalo 

 
Samba enredo 2018 GRANDE RIO