Destaques

Feijoada de Samba Grande Rio
Obrigado, Paloma Bernardi.
"Agora é oficial! Chacrinha é o enredo do Carnaval 2018"
A Grande Rio Lança Seu Clipe Oficial do Samba de 2017
parceiros




19.05 • Semi Final de futebol . Grande Rio Futebol x Falcão Negro . sábado 20h 13h

13.06 • XII Torneio de Buraco Fechado Grande Rio

16.06 • Feijoada de Bamba da Grande Rio

19 • MAI    13 • JUN   16 • JUN
 
 

Conhecendo a Cidade do Samba - Parte I

  • Editar

Salve! Salve Caxias!

 

Para minha primeira matéria, fiquei pensando que uma das propostas desta coluna é justamente promover a Conexão Quadra – Barracão, mas por um momento, me questionei: será que todos sabem exatamente onde fica localizado nosso Barracão?

 

Pensando em quem não conhece e em matar algumas curiosidades de quem sabe exatamente onde fica, escrevo essa Série de 3 matérias chamada “Conhecendo a Cidade do Samba.”

 

Em um antigo terreno de 130.000 mcomprado da rede ferroviária federal, localizado na Gamboa, Zona Portuária do Rio de Janeiro, a Prefeitura da cidade construiu um complexo formado por 14 galpões, cada um com 7mil metros quadrados e 19 metros de altura, denominado Cidade do Samba!

 

 

Figura 01: Localização da Cidade do Samba.

Google Earth CS.png

 

Fonte: Google Maps, 2016.

A Cidade do Samba é um espaço inteiramente dedicado à produção do desfile das escolas de samba e local onde está situado o nosso Barracão

Todavia, os mais catedráticos no mundo do samba sabem que nem sempre foi assim.  Antigamente, as escolas de samba do grupo especial ocupavam galpões e armazéns, extremamente improvisados e com deficiência de segurança e conforto, para produzirem seus carros alegóricos e fantasias. Como em sua maioria estavam localizados na zona portuária do Rio de Janeiro, eram também constantemente ameaçados de ordens de despejo por parte da Companhia de Docas. 

 

Em 2005, ano da inauguração da Cidade do Samba, esta realidade começa a mudar! Nos dias 17 e 18 de setembro de 2005, as escolas de samba receberam a autorização da Prefeitura para ocupar os seus novos centros de produção, a fim de iniciar os trabalhos voltados para o Carnaval de 2006.

 

Imaginem a festa que não foi para celebrar essa grande vitória do samba!

 

E aí? Ficou curioso para saber mais sobre a Cidade do Samba? Não perca a Parte II desta série sobre este encantador Condomínio! Eu vou mostrar um mapa do Complexo e a localização atual de cada agremiação! E é claro, com destaque especial para nossa amada Grande Rio! Divido um segredo com vocês...nem o site da própria Cidade do Samba está com a localização de cada escola tão atualizada! rs Portanto, não percammmmm....!!!

 

Participem dessa coluna mandando suas perguntas e sugestões!

 

Beijos tricolores,

 

Gisele Curvello

 

 

#GrandeRio #Caxias #Carnaval201#IveteÉgrandeRio #CidadeDoSamb#Barracão

 

 

 

 

 

 

Fontes de pesquisa:

Site da cidade do samba: http://cidadedosambarj.globo.com

BARBIERI, R.J.O.Cidade do Samba: Transformações no carnaval carioca. UFRJ: Março de 2006.

 

 

 

 

 

 

 

 

Samba enredo 2017 GRANDE RIO