Destaques

Feijoada de Samba Grande Rio
Obrigado, Paloma Bernardi.
"Agora é oficial! Chacrinha é o enredo do Carnaval 2018"
A Grande Rio Lança Seu Clipe Oficial do Samba de 2017
parceiros




19.05 • Semi Final de futebol . Grande Rio Futebol x Falcão Negro . sábado 20h 13h

13.06 • XII Torneio de Buraco Fechado Grande Rio

16.06 • Feijoada de Bamba da Grande Rio

19 • MAI    13 • JUN   16 • JUN
 
 

Nosso Barracão

  • Editar

Feliz Ano Novo, Caxias!!!

 

Tudo bem que o ano só fica novo mesmo para todos nós depois do Carnaval, mas o ano virou! Já é 2017!! \o/  E agora sim, finalmente falamos em Carnaval 2017 no ano 2017! rs

 

Primeira matéria do ano e eu quero apresentar para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer, o nosso Barracão!

Como eu já tinha antecipado na matéria Conhecendo a Cidade do Samba - Parte II, o nosso Barracão está localizado no Galpão 4 da Cidade do Samba!

 

 Figura 01: Vista externa do Barracão da Grande Rio.

image2.JPG

  Fonte: Autora, 2016.

 

O Barracão é um grande espaço livre, característica essencial devido ao tamanho dos carros alegóricos que requerem pé direito alto, rodeado por andares configurados como mezaninos, onde cada um deles abriga uma enorme quantidade de trabalhadores apaixonados por Carnaval e pela Grande Rio! S2

 

Se um dia você vier nos visitar, vai ser recepcionado logo na entrada pelos sempre simpáticos Márcio, João e Ademir.

E em um passo, estará no térreo do nosso Barracão, onde são construídas nossas alegorias: carros alegóricos e tripés. Justamente por ser o andar dedicado às alegorias é que estão dispostos também no térreo, o setor de Ferragem e de Carpintaria, responsáveis pela primeira e segunda fase da montagem dos carros alegóricos.

É no térreo também que fica localizado o Almoxarifado da escola comandado pela querida Vaninha e equipe!

 

O segundo andar abriga a Diretoria técnica - administrativa e a equipe de criação. É nesse andar onde fica a sala do Diretor de Carnaval Dudu Azevedo, dos Diretores de Barracão Jeferson Carlos e Silvio Baptista, do Diretor de Ateliê Leandro Pinheiro, a sala do Carnavalesco Fábio Ricardo e equipe e a sala dos coreógrafos Priscilla Mota e Rodrigo Neri, casal responsável pela Comissão de Frente Nota 10 da Grande Rio!

Dá uma espiada no detalhe da porta da sala da Pri. É ou não é babadeira? *-* Chique no último!

 

  Figura 02: Porta da sala da Comissão de Frente.

CM.JPG

  Fonte: Autora, 2016.

 

Também no segundo andar é onde fica nosso refeitório e cozinha comandada pelas talentosíssimas Mônica, Bia, Tia Nilma e Luana! Eu duvidoooo que exista comida mais gostosa que a servida na Grande Rio em toda Cidade do Samba!! Ô comida boa sô!!

 

Já o terceiro andar é onde está localizada toda parte administrativa - financeira, secretarias, departamento cultural e as salas da Presidência. Nesse andar tem também uma providencial cantina que vende quitutes deliciosos para aquela hora do café da tarde quando a fome aperta!

 

No quarto e último andar ainda temos muita gente trabalhando! Este é o único andar que não se configura na forma de mezanino, mas assim como o térreo, ocupa todo o espaço do Barracão. 

É lá onde ficam todos os nossos ateliês de confecção de fantasias, tanto aqueles que produzem fantasias para as Alas da Comunidade quanto os ateliês de Fantasias Especiais que são aquelas dos destaques de chão e carro.

Nesse andar também encontramos o setor de placas comandado pelo famoso Formigão, o setor de Pintura de placas e os setores de Escultura, Empastelamento e Fibra que vão fornecer elementos para os carros alegóricos.

 

Na Figura 03 apresentada aqui embaixo você consegue visualizar parte do quarto andar e um vão central que serve justamente para movimentação do guindaste de parede utilizado para transportar as esculturas do quarto andar para o térreo, onde são montadas em cima dos carros alegóricos.

 

E para quem se lembra da dica da última matéria da série Conhecendo a Cidade do Samba sobre o CarnavaExperiencorganizado pela Pimpolhos da Grande Rio, complemento que é nesse andar que se vivem algumas das aventuras mais legais propostas pelo programa.

 

  Figura 03: Vista geral dos Ateliês de Fantasias e vão central.                                                    

3 andar.JPG

Fonte: Autora, 2016.

 

        Figura 04: Exposição de fantasias de Carnavais anteriores.       

  Fantasia.JPG

Fonte: Autora, 2016.

 

                  Figura 05: Ateliê de Fantasias Especiais.          

         esp.jpg    

Fonte: Autora, 2016.

   

     Figura 06: Sala do Carnaval Experience.       

   image5.JPG

  Fonte: Autora, 2016.

 

Para conectar toda essa gente, temos escada de emergência, mas também o nosso estimado elevador que transporta não só as pessoas, mas também muitas cargas ao longo de um dia de trabalho.

 

Todos os andares dispõem de banheiros e bebedouros, que nesse calorão estão sendo super requisitados! 

 

Para vocês não ficarem na curiosidade de como é o pátio interno do Barracão eu peguei uma foto do Google Imagens para ilustrar. Infelizmente não posso tirar foto do nosso térreo atualmente pois com a proximidade do Carnaval, vocês imaginam como ele está abarrotado de belíssimas alegorias do Carnaval 2017 não é mesmo? E eu só estragaria as surpresas que estão por vir!

Mas para ter uma noção de como é o andar térreo do Barracão e os mezaninos que citei, dá uma conferida na Figura 07.

 

 Figura 07: Vista interna do Barracão da Grande Rio.Barracão.jpg

  Fonte: Google Imagens, 2016.

 

Bem pessoal, é isso! Falar da nossa casa nunca é tarefa fácil! Sempre há a preocupação de estarmos esquecendo de algo imprescindível! Mas eu tentei descrever o mais detalhado e ao mesmo tempo sucinto possível. Espero que tenham curtido!

 

E vocês já sabem, para me escrever é só enviar email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.! Eu estou sempre esperando por vocês!!

 

Beijos tricolores,

 

Gisele Curvello

 

#GrandeRio #Caxias #Carnaval201#IveteÉgrandeRio #CidadeDoSamb#Barracã#EuAcredito

Samba enredo 2017 GRANDE RIO