Destaques

Feijoada de Samba Grande Rio
Obrigado, Paloma Bernardi.
"Agora é oficial! Chacrinha é o enredo do Carnaval 2018"
A Grande Rio Lança Seu Clipe Oficial do Samba de 2017
parceiros




19.05 • Semi Final de futebol . Grande Rio Futebol x Falcão Negro . sábado 20h 13h

13.06 • XII Torneio de Buraco Fechado Grande Rio

16.06 • Feijoada de Bamba da Grande Rio

19 • MAI    13 • JUN   16 • JUN
 
 

Carnaval Experience - Uma experiência para Pós Ensaio Técnico

  • Editar

Salve! Salve Caxias!

 

Eu ainda estou em êxtase com nosso ensaio técnico na Marquês de Sapucaí no último dia 29! E vocês?!

 

Nossa homenageada, Ivete Sangalo, não só estreou no Sambódromo, como dançou e cantou nosso samba-enredo do começo ao fim do ensaio ao lado do nosso querido intérprete Emerson Dias! Foi espetacular, Caxias! Eu estou sobretudo muito emocionada com tudo que vivemos no último domingo! Toda escola cantando em alto e bom tom nosso hino, torcida organizada Grande Rio marcando presença com muita empolgação no Setor 3...enfim, uma grande festa popular! Agora é aparar as possíveis arestas nos próximos ensaios e ir lutar pelo título no dia 26/02/17.

 

Tem um monte de vídeo e foto bacana do Ensaio no meu instagram: @gisecurvello. Confere lá! ;)

 

Passado o ensaio na Sapucaí, fiquei me perguntando o quanto muitas pessoas que estavam ali como espectadores não gostariam de viver mais uma experiência incrível com a Grande Rio! Quando eu apresentei a matéria Nosso Barracão há algumas semanas atrás, eu contei para vocês que uma das maneiras de conhecer o barracão era justamente através do Programa. Na ocasião, eu recebi alguns emails perguntando por mais informações, então resolvi acompanhar um dia de CarnavaExperience para mostrar para vocês um pouco dessa aventura que acontece na nossa fábrica de sonhos!

 

    Figura 01: Logomarca Carnaval Experience.

experience.jpg

   Fonte: Facebook Pimpolhos da Grande Rio, 2017. 

 

Vale lembrar que o Carnaval Experience é um projeto da Pimpolhos da Grande Rio, escola mirim da Acadêmicos do Grande Rio, que eu, particularmente sou apaixonada principalmente porque é lindo ver a dedicação e alegria de todas nossas crianças com o Carnaval.  A escola infanto - juvenil tem como objetivo promover a inclusão social e educar através da arte, da cultura e do carnaval. S2

 

Dada essa informação extremamente importante, deixa eu contar logo para vocês quanta coisa de incrível acontece nessa experiência!

 

Tudo acontece como uma grande visita guiada pelas dependências do nosso Barracão. As visitas podem ser feitas em diversos idiomas, de acordo com o grupo de pessoas que estiverem visitando: português, inglês, espanhol. A Dandara, essa menina de 19 anos, super bonita da foto abaixo, é Diretora de Harmonia da Pimpolhos da Grande Rio e guia de turismo credenciada. Como fala inglês fluente, fruto das aulas que teve na Pimpolhos com professores americanos e da bolsa de estudos que ganhou da escola mirim em um curso de inglês por 8 anos, recebe grupo de turistas estrangeiros e arrasa na pronúncia, by the way. :)

 

     Figura 02: Dandara.

DSCN3593.jpg

     Foto: Gisele Curvello, 2017.

 

Na primeira parte da visita logo é apresentado nosso andar térreo onde ficam todas as Alegorias que estão sendo construídas para o enredo Ivete do rio ao Rio. Os visitantes têm acesso aos tripés e carros alegóricos, só não podem fotografar tudo aquilo que observam fascinados. Em seguida são conduzidos para o 4º andar, onde são apresentadas os protótipos de fantasias de carnavais anteriores e um mural com os croquis de todas as fantasias do Carnaval do último ano. No caso, no momento, estão em exposição, as fantasias do enredo "Fui no Itororó beber água, não achei. Mas achei a bela Santos, e por ela me apaixonei..." assinado pelo nosso carnavalesco Fábio Ricardo no ano de 2016.

 

  Figura 03: Apresentação de Protótipos de Fantasias.

DSCN3506.JPG

   Foto: Gisele Curvello.

 

 

   Figura 04: Croquis das Fantasias do Carnaval 2016.DSCN3508.JPG

   Foto: Gisele Curvello.

 

Logo depois vem o que para mim é o grande auge dessa visita pela quantidade de conhecimento sobre o samba e sobre o Carnaval que se adquire. Os visitantes são levados para uma sala de exposição, onde têm uma verdadeira aula sobre uma das versões da origem do samba. Não há consenso entre os estudiosos quanto à sua origem. Existem duas correntes que coexistem e são respeitadas. O Carnaval Experience trabalha com a encantadora versão da Tia Ciata e da Pequena África.

 

  Figura 05: Sala de Exposições do Carnaval Experience.

DSCN3591.JPG

  Foto: Gisele Curvello.

 

Rapidamente contando para vocês, essa versão dá conta de que o samba se originou nos sambas de roda que se praticava na casa das tias negras, mães de santo vindas da Bahia para o Rio de Janeiro no final do século XIX. A maioria desses grupos de baianos teria localizado suas residências na Cidade Nova, fazendo com que a região, cujo centro era a Praça Onze, ficasse conhecida como Pequena África. A região abriga a Pedra do Sal, que no século 17 era onde ficava o mercado de escravos, mas que posteriormente tornou-se moradia de muitos negros, principalmente baianos, por apresentar moradias baratas próximas ao cais do porto, onde tinham mais facilidade para arranjar trabalho. Além disso, as mulheres podiam fazer seus quitutes e ir vender aos trabalhadores da região.

 

Nas pensões dessas tias baianas, principalmente tia Ciata, se reuniam Pixinguinha, Donga, Heitor dos Prazeres e tantos outros que ali plantaram as raízes do samba. Foi na casa de Tia Ciata que foi criado o primeiro samba a ser gravado em disco - Pelo Telefone de Donga e Mauro de Almeida.

 

   Figura 06: Partitura do primeiro samba "Pelo Telefone".

Pelo-Telefone-Samba.jpg

   Fonte: Biblioteca Nacional, 1916.

 

A partitura original digitalizada está disponível para consulta no site da Biblioteca Nacional.

 

Na sala de exposições existe um mapa da região portuária do Rio de Janeiro, mostrando a região conhecida como Pequena África e a localização dos principais pontos geográficos atuais do Carnaval carioca, como a Cidade do Samba e a Marquês de Sapucaí. Expõe ainda um altar à Tia Ciata, considerada a Mãe do Samba, utilizado pelos guias para explicar toda importância dessa mãe de santo baiana para o samba carioca. Nesta sala ainda são apresentados aos visitantes alguns dos Quesitos de julgamento do desfile das escolas de samba como: Bateria, Alegorias, Mestre Sala e Porta Bandeira e Fantasias e é passado um vídeo institucional sobre a Grande Rio.

 

Figura 07: Mapa ilustrativo da Pequena África.

DSCN3516.JPG

Foto: Gisele Curvello.

 

Figura 08: Altar para Tia Ciata, a mãe do samba.

DSCN3518.jpg

 Foto: Gisele Curvello.

 

Em seguida, a sala é transformada numa verdadeira Oficina! E os visitantes têm a oportunidade de tocarem instrumentos de percussão, aprenderem dança afro e aprenderem a sambar! Tudo com a ajuda dos ritmistas e passistas da Pimpolhos da Grande Rio!! \o/

 

Figura 09: Oficina de dança e percussão.IMG_0628.jpg

  Foto: Gisele Curvello.

 

Figura 10: Time Pimpolhos da Grande Rio.IMG_0650.jpg

  Foto: Gisele Curvello.

 

Figura 11: Passista Pimpolhos da Grande Rio.IMG_0652.jpg

  Foto: Gisele Curvello.

 

A visita segue para uma segunda sala chamada de Camarim! Nela os visitantes ganham a experiência de se fantasiar com as mais diversas indumentárias e posar para divertidas fotos! Para quem nunca desfilou em uma escola de samba do Rio de Janeiro, a experiência dá um gostinho da alegria que é se fantasiar!

 

Figura 12: Camarim do Carnaval Experience.DSCN3599.JPG

  Foto: Gisele Curvello. 

 

A visita termina em um lounge super aconchegante, onde as pessoas podem confraternizar entre si, tirar fotos, comprar souveniers e tomar uma das caipirinhas mais gostosas do Rio de Janeiro!! *-*

 

Figura 13: Lounge - Carnaval Experience.IMG_0618.jpg

   Foto: Gisele Curvello. 

 

Figura 14: Lounge - Carnaval Experience.DSCN3613.JPG

   Foto: Gisele Curvello. 

 

 

Bem pessoal, mais, só vivenciando pra saber! Está aí outra oportunidade, depois do nosso emblemático Ensaio Técnico na Marquês de Sapucaí, para quem quiser experimentar mais da sensação Grande Rio de ser! Eu adorei participar do Programa e recomendo a todos que são apaixonados por Carnaval!

 

Maiores informações - Contato: Akiva (21) 97953-4140.

 

E na próxima matéria voltamos à Série Quesitos! Não desgruda daqui!

 

Qualquer dúvida, escreve pra mim: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Beijos tricolores,

 

Gisele Curvello

 

#GrandeRio #Caxias #Carnaval201#IveteÉgrandeRio #CidadeDoSamb#Barracão #CarnavaExperience  #Pimpolhos

 

 

 

 

 

 

Samba enredo 2017 GRANDE RIO