Destaques

Feijoada de Samba Grande Rio
Obrigado, Paloma Bernardi.
"Agora é oficial! Chacrinha é o enredo do Carnaval 2018"
Campeonato de futebol GRANDE RIO x Riachuelo
parceiros




prev next
15 • JUL   16 • JUL   22 • JUL
 
 

Série Quesitos - Fantasias

  • Editar

Salve! Salve Caxias!

 

Felicidade mil em estar escrevendo aqui novamente! Tudo tão intenso desde a semana do Carnaval que eu precisava parar um pouco para organizar a vida! rs Tanta coisa já aconteceu! Nossa escola não foi campeã do Carnaval 2017, mas acredito que essa Escola tenha vivido um dos enredos e desfiles mais lindos em seus anos de existência! Quanta coisa mágica aconteceu no nosso enredo Ivetdo rio ao Rio! Muito feliz e agradecida por tudo que esta agremiação me permitiu viver nesse Carnaval inesquecível!

 

Eu gostaria de continuar nosso bate papo sobre a Série Quesitos trazendo para vocês um pouco da explicação e curiosidades sobre o Quesito Fantasias! Este é um quesito que julga as fantasias apresentadas pela Escola, com exceção das que estiverem sobre os carros alegóricos, da fantasia do casal de Mestre - Sala e Porta - Bandeira e das fantasias da Comissão de Frente que são julgadas dentro de seus respectivos Quesitos específicos.

 

Para conceder notas de 9,0 a 10,0 pontos no Quesito Fantasias, o julgador deverá considerar:

 

CONCEPÇÃO (Valor de 4,5 a 5,0 pontos) e REALIZAÇÃO (Valor de 4,5 a 5,0 pontos).

 

Quanto ao primeiro item, o julgador deverá observar: a concepção e adequação das Fantasias ao Enredo as quais deve cumprir a função de representar diversas partes do conteúdo do Enredo apresentado; e a capacidade de serem criativas, mas devendo possuir significado dentro do Enredo.

 

Já quanto à Realização, o julgador deverá considerar:

* a impressão causada pelas formas e pelo entrosamento, utilização, exploração e distribuição de materiais e cores;

* os acabamentos e os cuidados na confecção das fantasias que deverão também possibilitar uma boa evolução dos componentes;

* a uniformidade de detalhes, dentro das mesmas Alas, Grupos e/ou Conjuntos, ou seja, igualdade de calçados, meias, shorts, biquínis, soutiens, chapéus e outros complementos quando for nítido a proposta.

 

O que eu tenho de maior alegria para compartilhar com vocês sobre as Fantasias da Grande Rio especificamente é que nos últimos 5 Carnavais anteriores nós sempre perdíamos pontos nesse Quesito. O Gráfico abaixo mostra a quantidade de pontos que perdemos no Quesito desde o ano de 2012 e reparem que 2017 é o primeiro Carnaval que nós não perdemos absolutamente NENHUM ponto no quesito! \o/

 

 Gráfico 1 - Perda de Pontos da Grande Rio no Quesito Fantasias - 2012 a 2017

Gráfico Fan.jpg

Fonte: Elaborado por Gisele Curvello (2017)

 

Este resultado é sem dúvidas fruto do trabalho de muita gente, mas em especial, do nosso Diretor de Carnaval Dudu Azevedo que sempre sendo um cara visionário detectou a importância de trazer o conceito da Direção de Ateliê para a Grande Rio e depois do nosso próprio Diretor de Ateliê Leandro que foi incansável na busca pela produção e qualidade das indumentárias.

 

O processo de produção das Fantasias se dá primeiramente quando o carnavalesco faz o desenho artístico de cada fantasia de acordo com o enredo por ele desenvolvido, em seguida são feitos protótipos dessas fantasias que servirão de modelo para confecção em massa de cada Ateliê. 

 

 Figura 01: Protótipo da Fantasia da Ala 1 - Carrancas do Velho Chico/Carnaval 2017

Captura de Tela 2017-03-22 às 04.56.17.png

 Foto: Gisele Curvello (2016) 

 

Essas fantasias possuem destinos diferentes de acordo com sua finalidade. Existem basicamente três tipos distintos de Fantasias:

 

1) as que são confeccionadas para as Alas da Comunidade, que condiz a maioria da produção das Fantasias. E são produzidas por Ateliês localizados no último andar do Barracão da Grande Rio localizado na Cidade do Samba e por Ateliês montados em Duque de Caxia.

 

Figura 02: Desenho Artístico da Ala 7 - Vaqueiros Retirantes/Carnaval 2017

ala 7.png

  Desenho Artístico: Fábio Ricardo (2016)

 

 

Figura 03: Foliões da Ala 7 - Vaqueiros Retirantes/Carnaval 2017Captura de Tela 2017-03-22 às 05.33.05.png

 Fonte: Instagram Grande Rio (2017).

 

2) as fantasias destinadas às Alas Comerciais, que são aquelas confeccionadas por Ateliês Externos para venda, permitindo que foliões de qualquer parte do mundo possam vivenciar a experiência do maior espetáculo da Terra;

 

Figura 04: Encarte de divulgação da Ala Comercial Amar É / Fantasia "Vem Andar de Carro Velho, Amor!"

Ala 18 - Carnaval 2017

comercial.jpgFonte: Site da Grande Rio (2016)

 

 Figura 05: Foliões da Ala 18 - Vem Andar de Carro Velho, Amor! /Carnaval 2017

Captura de Tela 2017-03-22 às 05.32.26.png

  Fonte: Instagram Grande Rio (2017).

 

3) e as que chamamos de Fantasias Especiais, que são desenhadas e confeccionadas para Destaques, como os figurinos usados esse ano pelas famosas Julianne Trevisol, Luciana Gimenez, Monique Alfradique, entre tantas outras beldades da Grande Rio.

 

  Figura 06: Desenho Artístico - Destaque de Chão Ave do Paraíso/Julianne Trevisol

IMG_0615.JPG

  Desenho Artístico: Fábio Ricardo (2016)

 

  Figura 07: Destaque de Chão da Grande Rio - Ave do Paraíso/Julianne Trevisoljunique-alfradique-a-mel-maia-grande-rio-leva-musas-para-a-sapucai.jpg

  Foto: Celso Tavares/EGO (2017)

 

Essas Fantasias Especiais são confeccionadas por 3 equipes de aderecistas altamente especializados comandados pelos Chefes de Ateliê Bruno Cesar, Michele X e Phernando Abreu (in memoriam).

 

  Figura 08: Equipe de Fantasias Especiais comandada por Bruno Cesar (centro)IMG_1339.jpg

Foto: Gisele Curvello (2017)

 

Gostou de saber um pouco mais sobre como são julgadas e foram produzidas as Fantasias da Grande Rio para o Carnaval 2017? Então escreve pra mim, contando! No meu email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou deixa um comentário no meu instagram criado só para essa comunicação e divulgação:  @gisecurvello.

 

Até a próxima!! :D

 

Beijos tricolores,

 

Gisele Curvello

 

 

 

#GrandeRio #Caxia

Samba enredo 2017 GRANDE RIO