projeto sociais

PIMPOLHOS DA GRANDE RIO

Localizada no Município de Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro, a instituição realiza, desde 2003, um importante trabalho junto às comunidades do local, e, em parceria com outras empresas da região, desenvolve diversas atividades de cunho artístico-cultural, criando oportunidades de aprendizado e crescimento para centenas de crianças e adolescentes.

Pimpolhos da Grande Rio é uma organização não governamental sem fins lucrativos cujo objetivo está concentrado em promover a inclusão social através da arte e da cultura.

A Pimpolhos acredita no poder da arte como veículo de transformação social e todo trabalho desenvolvido pela Pimpolhos tem por princípio promover interação com a sociedade. Para isso é realizado um forte trabalho de conscientização aliado às atividades lúdico-pedagógicas que estimulam os jovens e abrem espaço para o debate e a reflexão. Nós procuramos trabalhar em cima de valores fundamentais para a formação dos jovens e, dentro deste processo, a temática do meio-ambiente ganhou uma atenção especial. Hoje a conscientização sobre a importância da reciclagem é a chave da nossa pedagogia e toda nossa arte é desenvolvida em cima do reaproveitamento de materiais.

Histórico

A Instituição foi fundada em 2002, com o propósito de participar do desfile das escolas de samba mirins, evento este organizado pela AESM-Rio (Associação das Escolas de Samba Mirim), e no ano de 2003 a Pimpolhos da Grande Rio realizou seu primeiro desfile na passarela do Samba, levando cerca de 1300 crianças para a avenida.

Para a realização dos desfiles seguintes, a Pimpolhos desenvolveu o Programa de Aprimoramento em Artes Carnavalescas da Arte Folia, sendo este um projeto apoiado pelo Fundo Nacional de Cultura (MinC), e cuja proposta está baseada na abertura da produção carnavalesca para jovens aprendizes que são contemplados com uma bolsa-auxílio. O principal objetivo deste programa é dar oportunidade para dezenas de jovens aprenderem técnicas artísticas voltadas para a produção do carnaval, criando uma perspectiva de trabalho e promovendo a inclusão social. Muitos dos jovens beneficiados pelo programa estão hoje trabalhando profissionalmente na produção do Carnaval carioca, produzindo fantasias e alegorias para as escolas do grupo especial.

Devido ao sucesso das oficinas carnavalescas, e principalmente, pelo potencial a ser explorado pela intervenção artística como veículo de comunicação e inclusão social, a Pimpolhos passou a atuar dentro das comunidades de Duque de Caxias, realizando grandes tardes culturais e promovendo passeios educativos, interagindo diretamente com as crianças e adolescentes e abrindo um espaço interativo de promoção cultural.

No ano de 2006, em parceria com a Secretária de Educação do Município, a Pimpolhos começou a trabalhar lado a lado com as escolas municipais de Duque de Caxias, levando para dentro das salas de aula toda a magia da criação artística, e, com muito esforço e carinho está realizando um importante trabalho de promoção cultural através do fortalecimento da escola como órgão fundamental na luta contra a desigualdade social.

Muitos dos jovens beneficiados pelo programa estão hoje trabalhando profissionalmente na produção do Carnaval carioca, produzindo fantasias e alegorias para as escolas do grupo especial.

Devido ao sucesso das oficinas carnavalescas, e principalmente, pelo potencial a ser explorado pela intervenção artística como veículo de comunicação e inclusão social, a Pimpolhos passou a atuar dentro das comunidades de Duque de Caxias, realizando grandes tardes culturais e promovendo passeios educativos, interagindo diretamente com as crianças e adolescentes e abrindo um espaço interativo de promoção cultural.

Assista aos videos da Pimpolhos clicando aqui.

Equipe

• Diretoria de Carnaval: Rosângela Rosa, Walter 59 e Shayrone Soares
• Auxiliares: Célia David, Almir e A. Valdete
• Diretor de Barracão: Alberto Alves dos Santos
• Comissão Artística: Otavio Avancini, Joana Bueno, Lívia Diniz, Marcos Cardoso e Edmilson Nunes
• Produção de Carnaval: Cintia Rosa, Luna Leal e Sílvia Rosa
• Diretor de Bateria: Fafá
• Diretor Departamento Musical: Robson Moratelli
• Rei da bateria: Zé Reinaldo
• Diretoria de Harmonia: Perácio
• Coordenadoras Pedagógicas: Márcia Cristina, Jaqueline Vaz, Babi, Luna Leal e Otávio Avancini
• Coordenação do Setor de Destaques: Silvia Camargo
• Coordenadora do Setor dos Carros Alegóricos: Babi
• Cozinheira: Regina
• Porteiro do Barracão: Robson


Contato:

Tel: (fax): 55 21 2671-3442
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: www.pimpolhos.org.br

Samba enredo 2018 GRANDE RIO