‘‘PISA FORTE GRANDE RIO!’’

Mariano Araújo, Márcio das Camisas, Competência, Dinho e Kaká são os donos dos versos que vêm embalando a Tricolor de Caxias no carnaval 2016.


Com a aprovação da direção da escola e da comunidade em geral, a parceria campeã acertou em cheio nos versos e melodia do samba enredo da Grande Rio para este ano. Márcio das Camisas, Mariano Araújo, Competência, Dinho e Kaká ‘pisaram forte’ e ganharam a disputa da melhor canção. Os autores do samba vencedor conversaram exclusivamente com o site da Grande Rio e revelaram fotos inéditas dos momentos em que compuseram juntos, na Vila São Luiz, em Duque de Caxias.


A atual parceria é recente. Este foi o segundo ano em que todos os compositores vencedores criaram um samba-enredo juntos. Márcio das Camisas e Mariano Araújo já compõem lado a lado desde 2005, quando venceram a primeira disputa já em 2006 quando a escola desenvolveu o enredo “Amazonas, o Eldorado é aqui…”.


Competência, Dinho e Kaká se uniram à dupla e formaram esta parceria vitoriosa. Os autores e sambistas se reuniam semanalmente, às segundas-feiras, na casa do compositor Kaká, na Vila São Luiz, em Duque De Caxias.

O trabalho desses poetas do samba começa quando o carnavalesco da agremiação entrega a sinopse do enredo e explica suas intenções dentro do tema. A partir daí, os compositores começam um trabalho de pesquisa para iniciar a composição. No caso dos nossos atuais campeões do hino 2016 da Grande Rio, a união entre eles é um motivo a mais para gerar um bom resultado, “Como o nome já diz é uma parceria e todos têm a sua função. Quando é assim fica fácil de trabalhar… Já na hora de compor cada um dá a sua ideia e vamos encaixando tudo até sair uma obra que agrade a todos… isso é bom porque são várias ideias”, contou o compositor Márcio das Camisas.

A paixão do compositor pela a agremiação parece ser um fator importante no processo de criação quando se trata da composição de um samba-enredo. Segundo o compositor Dinho, a emoção é maior ao presenciar sua criação embalando os componentes da sua escola querida, “Lembro do início da escola,eu tinha 16 anos, e trabalhava em um shopping próximo à quadra. Passou a ser a maior alegria e referência cultural da nossa cidade. Se antes tínhamos q sair da cidade pra frequentar um samba, a partir do surgimento da Grande Rio,surge um novo amor em nossas vidas. Eu que sou nascido e criado em Caxias, essa terra que eu amo (costumo dizer que se um dia ganhasse na loteria, não saio de Caxias, tamanho é o meu amor pela cidade) e hoje ver o nosso samba sendo cantado por toda a comunidade é sensacional. Não tem como não segurar o choro”, ressaltou Dinho.

Para o autor vencedor Mariano Araújo, o gosto desta vitória foi bastante especial. De acordo com o compositor Márcio das Camisas, Mariano tem uma ligação ainda mais forte com o meio do samba, “ O Samba é tudo pra nós, mas particularmente para o Mariano Araújo, pois ele é musico e vive do samba”, observou.

Kaká, um dos compositores campeão, relembra os desafios que enfrentaram para encontrar o êxito no samba-enredo 2016, “Me sinto muito honrado, pois foram várias noites em claro para construir essa obra maravilhosa, e muito glorificante que no final veio o resultado que foi está belíssima vitória”, lembrou Kaká.

A Grande Rio desfilará ao som do samba-enredo vencedor no domingo de carnaval, dia 07 de fevereiro. A agremiação de Duque de Caxias será a quarta escola a entrar na Avenida. Vamos pisar forte Grande Rio!


Texto e entrevista: Renan Calabri

Foto: Anilton Loureiro da Silva/ Divulgação

Samba enredo 2018 GRANDE RIO