INTERCÂMBIO CULTURAL NO CARNAVAL DA GRANDE RIO

Grupos artísticos da cidade de Santos participarão do desfile 2016 com coreografias especiais

Para abrilhantar ainda mais a homenagem que a Grande Rio fará à cidade de Santos neste carnaval. O Grupo de Dança de Rua do Brasil e o Balé Municipal da Cidade de Santos participarão do desfile 2016 com coreografias especiais em duas alegorias. Os grupos artísticos da cidade paulista viajaram mais de 500 quilômetros no último domingo, dia 17 de janeiro, para ensaiarem com os coreógrafos da Grande Rio no barracão da escola, na Cidade do Samba, centro do Rio. No fim do dia, as 10 bailarinas e os 11 dançarinos santistas seguiram para o sambódromo e desfilaram com a Tricolor de Caxias no Ensaio Técnico da Sapucaí.

Os coreógrafos da Grande Rio, Kelly Siqueira e Léo Senna, são responsáveis pela parte coreografada das alegorias em que os bailarinos e dançarinos de Santos desfilarão. Sobre esta interatividade entre os grupos culturais paulistas e o carnaval carioca, a coreógrafa Kelly mostrou-se satisfeita com essa junção, “Sou paulista e já conhecia os grupos do Festival de Joinville e de outros festivais em São Paulo. Quando soubemos da homenagem a Santos, veio a ideia de trazê-­los para esse intercâmbio. A Cidade é um berço de artistas e todos nós ganhamos com isso. Há muita paixão envolvida aqui e a energia é outra quando o pessoal fala da própria Cidade”, disse a coreógrafa.

Bailarina, Coreógrafa e diretora artística da escola de Balé Municipal de Santos, Renata Pacheco, também defendeu este intercâmbio cultural entre as cidades e ressaltou a importância profissional desta troca, “por ser uma homenagem a cidade de Santos nos sentimos a vontade para fazer este trabalho, estamos contentes, é muito válido para o meu currículo como coreógrafa assim como para as bailarinas”, declarou Renata.

O Grupo de Dança de Rua do Brasil é uma expressão artística social originária da cidade de Santos. O grupo foi fundado no ano de 1991 e deu à cidade paulista o título de capital do 'street dance' no Brasil. Diretor artístico e fundador do Grupo de Dança de Rua do Brasil, Marcelo Cirino, explicou como foi feita esta ligação entre o grupo e a Grande Rio, “A prefeitura de Santos achou por bem indicar o Grupo de Dança de Rua do Brasil porque simboliza bem a cidade de Santos. Como o projeto faz parte da secretaria de cultura, e a prefeitura está envolvida, fomos indicados para fazer esta coreografia”, explicou o diretor e coreógrafo. Marcelo Cirino também revelou que participar do desfile das escolas de samba do Rio é um grande sonho para ele, “Sempre foi um sonho meu fazer algum trabalho aqui na Sapucaí. É uma oportunidade única. Vamos mostrar a força da dança de Santos no desfile da Grande Rio”, contou.

Os dançarinos de 'street dance' do Grupo de Dança de Rua do Brasil representarão o time de futebol do Clube Santos no desfile. Eles vão se apresentar na quarta alegoria com uma coreografia feita pelo próprio Grupo de Dança de Rua. Os dançarinos farão uma performance ao lado do irreverente David Brazil.

A Grande Rio desfila no domingo de carnaval, dia 07 de fevereiro, e será a quarta escola a entrar na Avenida. Pelas mãos do carnavalesco Fábio Ricardo, a escola está desenvolvendo o enredo “Fui no Itororó beber água, não achei. Mas achei a bela Santos e por ela me apaixonei…!”.

Texto e entrevistas: Renan Calabri
Fotos: Ronaldo Andrade
Agradecimentos: Secretaria de Cultura da Cidade de Santos





Samba enredo 2017 GRANDE RIO