Ana Furtado visita barracão da Grande Rio e conhece programa de turismo da escola

Apresentadora participou de tour do “Carnaval Experience”, que atrai turistas de todo o mundo.

Ana Furtado visita barracão da Grande Rio e conhece programa de turismo da escola.1.jpg
Apaixonada por samba e pela Acadêmicos do Grande Rio, a apresentadora Ana Furtado visitou o barracão da escola, na Cidade do Samba, na Gamboa, na manhã desta quinta-feira, 13. A convite de Camila Soares, presidente da Pimpolhos da Grande Rio (agremiação mirim da Grande Rio) e responsável pelo programa de turismo, Ana conheceu detalhes do “Carnaval Experience”, que desde o ano passado atrai turistas de todo o mundo para conhecer de perto a fascinante indústria carnavalesca.

Embora seja bastante familiarizada com a festa, Ana Furtado, que já ocupou os postos de musa e rainha de bateria da Grande Rio, respectivamente nos desfiles de 2011 e 2012, se impressionou com as atividades oferecidas no tour, que dão uma visão mais ampla do Carnaval carioca, num roteiro que inclui aulas de samba, percussão e confecção de fantasias.

– Sempre ouvi falar do projeto, mas ainda não conhecia detalhes. Fiquei muito emocionada com a visita. Achei que conhecia a história do samba, do Carnaval, mas vi que ainda não sabia de muita coisa. É muito interessante – afirmou Ana, lembrando que o passeio cultural proporcionado pelo “Carnaval Experience” é um presente não só para turistas estrangeiros, mas também para brasileiros que admiram a cultura carnavalesca.

– O gringo fica muito encantado porque, na maioria das vezes, pra ele é apenas uma festa, uma comemoração. Mas um projeto como esse apresenta toda a nossa brasilidade e ter a oportunidade de conhecer a fundo nossa cultura, a história de nossos negros, é fascinante. É um projeto para turistas do mundo inteiro, mas é para brasileiro ver – completa.

Durante a visita, Ana Furtado sambou à frente da bateria

Fazendo jus à ideia de que quem foi rainha nunca perde a majestade, durante a visita à oficina de samba e percussão Ana acabou não resistindo e caiu no samba à frente dos ritmistas da Pimpolhos. A apresentadora admitiu sentir saudades de voltar a ocupar o posto, embora lamente não ter tempo de assumir novamente o mais cobiçado lugar no desfile das escolas de samba.

– Uma vez rainha, sempre rainha. Quem foi rainha sempre sente um desejo de voltar, bate uma saudade. E tenho segurança de dizer que quem aceita ocupar o posto, o faz por amor, por amar o contato com a comunidade, com a bateria. Sinto uma saudade enorme, mas volto sempre ao desfile de outras formas. Não tenho como conciliar, no momento, minha agenda profissional com a função de rainha de bateria – finaliza Ana, que, na opinião do presidente de honra da Grande Rio, Jayder Soares, foi uma das rainhas mais dedicadas da história da escola.

No desfile desse ano, quando a Grande Rio vai homenagear na Sapucaí os 200 anos da cidade de Maricá, Ana Furtado ainda não é certeza. Ela aguarda uma definição na agenda de trabalhos para saber se vai poder participar do Carnaval com sua escola de coração.

RELEASE – Carnaval Experience

Turistas têm oportunidade inédita de explorar universo do carnaval. Enfeitiçados pela magia e pelo encanto do carnaval do Rio de Janeiro, o mais famoso do mundo, turistas brasileiros e estrangeiros buscam incessantemente conhecer cada pedaço da fascinante indústria carnavalesca, desde a preparação das fantasias até o aclamado desfile na Marquês de Sapucaí.

Ciente de tamanha curiosidade em torno da festa, a Acadêmicos do Grande Rio, numa iniciativa inédita, oferece o que pode ser classificado de mais completo programa de turismo do carnaval. Em vez de permitir um simples passeio por uma escola de samba, possibilitando uma visão externa e superficial de como são produzidas as obras-primas que enchem os olhos do público do Sambódromo, a agremiação acaba de lançar o Carnaval Experience, projeto idealizado pela escola mirim Pimpolhos da Grande Rio, que torna o turista, por algumas horas, parte integrante do até então restrito universo do carnaval.

Ana Furtado visita barracão da Grande Rio e conhece programa de turismo da escola.2.jpg
Oficinas: turistas aprendem a tocar instrumentos e a sambar

Em diferentes pacotes oferecidos no programa, o turista tem a chance de colocar, literalmente, a mão na massa. Seguindo à risca a teoria de que é na prática que melhor se aprende, a Grande Rio dá total liberdade a quem quer saber exatamente como funciona a estrutura de uma escola de samba e deixa o visitante à vontade para escolher o que aprender.

Aos amantes do samba no pé e das irresistíveis batucadas dos ritmistas, as aulas com passistas e percussionistas da bateria prometem ser sensação. Já para os admiradores das fantasias cheias de detalhes e cores com as quais os componentes pulam carnaval na avenida, a Grande Rio cede lugar nas máquinas de costura para quem quiser aprender a fazer sua própria roupa para os dias de folia. Tudo isso nas dependências do barracão, na Cidade do Samba, na Gamboa, popularmente batizada de “fábrica dos sonhos”.

Escola apresenta histórias do samba e bastidores do carnaval

Ainda dentro da programação destinada aos turistas, o projeto abre espaço para apresentar a história do carnaval, através de imagens de antigos desfiles e de grandes artistas que marcaram o mundo do samba, como o cantor e compositor mangueirense Cartola e a cantora e compositora Dona Ivone Lara, do Império Serrano. Um passeio pelo Sambódromo, o palco principal da festa, no Centro, e um tour pelo barracão da Pimpolhos, que também fica na Gamboa, estão incluídos no roteiro do projeto.

Ainda faz parte do programa um tour pela histórica região ao redor da Cidade do Samba, conhecida como Pequena África. Por fim, há opções para quem desejar curtir uma autêntica roda de samba na Pedra do Sal, na Zona Portuária, e provar uma caipirinha, bebida típica brasileira, muito degustada no samba e que costuma fazer sucesso mundo afora.

Projeto preenche lacuna no turismo carioca

Presidente da Pimpolhos da Grande Rio, Camila Soares comemora aceitação do projeto, lançado no início de 2013.

– O desfile das escolas de samba é um dos maiores acontecimentos da cidade e projetado no mundo inteiro. Segundo dados da prefeitura, o Carnaval do Rio atraiu, em 2012, mais de 850 mil turistas, o que acaba resultando na curiosidade de milhares de pessoas que muitas vezes querem conhecer mais de perto esse universo e não têm oportunidade. Com o programa, isso será possível. Já fomos procurados pelas maiores agências de turismo do país, o que comprova a necessidade de um programa desse nível. O mundo e o carnaval merecem um projeto como esse – afirma Camila.

O Carnaval Experience conta com guias turísticos que falam pelo menos seis idiomas e acompanham os grupos. O programa oferece três pacotes diferentes de tour, que duram de 2h a 8h, com preços que variam de R$ 50,00 a R$ 200,00. O que difere um pacote do outro são os atrativos do passeio.Para contratar os serviços, entre em contato pelo telefone 55 21 7953-4140 ou através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Mais informações podem ser obtidas no site http://pimpolhos.org.br/carnavalexperience/


Samba enredo 2017 GRANDE RIO