Em busca do título, Grande Rio ensaia três vezes por semana

Escola acabou com alas comerciais e todas as fantasias serão doadas à comunidade.

Em busca do título, Grande Rio ensaia três vezes por semana.1.jpg
A temporada de ensaios da Acadêmicos do Grande Rio em preparação ao Carnaval vem atraindo os amantes do samba para a quadra da escola, em Duque de Caxias. Às terças-feiras, a agremiação realiza os ensaios técnicos da comunidade, que funcionam como treino para o desfile, no qual a tricolor vai falar sobre os 200 anos da cidade de Maricá, com o enredo “Verdes olhos de maiosa sobre o mar, no caminho: Maricá”, tema assinado pelo carnavalesco Fábio Ricardo. Começa sempre às 20h, com entrada gratuita.

Os ensaios de sábado, em formato de show, têm início às 22h, com ingresso a R$ 10 (preço único). Além do samba que vai ilustrar a passagem da Grande Rio pela Sapucaí, o intérprete oficial Emerson Dias ainda canta sucessos de carnavais passados e clássicos de outras agremiações do Grupo Especial. Assim como a comunidade e os principais segmentos, entre eles a bateria de Mestre Ciça, e o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, formado por Luiz Felipe e Verônica Lima, costumam prestigiar os ensaios de sábado artistas convidados, como aconteceu no último dia 11, quando o presidente de honra da Grande Rio, Jayder Soares, comemorou aniversário na quadra cercado de belas atrizes, como Paolla Oliveira e Christiane Torloni, atual rainha de bateria.

Aos domingos a Grande Rio leva seus mais de 3 mil componentes às ruas de Duque de Caxias para treino técnico ao ar livre. O ensaio, que acontece na rua 25 de agosto, começa sempre às 19h.

Para o diretor de Carnaval da escola, Ricardo Fernandes, a intensa maratona de ensaios renderá bons frutos à agremiação, que será a segunda a desfilar, no Domingo de Carnaval.

– A melhor receita para fazer um belo desfile e ver estampada no rosto de cada componente a magia do Carnaval é justamente ensaiar. Uma escola bem treinada certamente terá um bom desempenho na Avenida. Quando você ensaia bastante e acostuma as pessoas a fazerem o que é preciso para encantar o público e os jurados, um bom resultado acontece na hora do desfile – afirma o diretor. Grande Rio doará cem por cento das fantasias à comunidade.

Na busca pelo tão sonhado título de campeã da festa, a Grande Rio aboliu todas as alas comerciais da escola – no último desfile o número já havia sido reduzido – e contará exclusivamente com o canto e a garra da comunidade para brilhar na Sapucaí. Segundo Ricardo Fernandes, a medida valoriza o que as escolas de samba têm de melhor: os componentes.

– A comunidade é o maior bem que uma escola de samba possui, é o material mais valioso dentro desse tipo de instituição. Tendo cem por cento das alas doadas para a comunidade, a Grande Rio mostra que valoriza esse bem. O componente se sente agraciado e o povo de Caxias e da Baixada Fluminense se sente ainda mais feliz por ter seu espaço aumentado na festa. A qualidade do chão da Grande Rio vai melhorar ainda mais – concluiu Alice Fernandes.

A quadra da Grande Rio, onde acontecem os ensaios de terça e sábado, fica na rua Wallace Soares, 5 e 6, no Centro de Duque de Caxias, e tem capacidade para 8 mil pessoas. A classificação etária é livre e o telefone para informações é o (21) 2671-3585.

SERVIÇO

ENSAIOS DA GRANDE RIO

Ensaios técnicos da comunidade
Data: Toda terça-feira
Horário: A partir das 20h
Ingressos: Entrada franca
Local: Quadra da Grande Rio – Rua Wallace Soares, 5/6 – Centro de Duque de Caxias
Classificação etária: Livre
Capacidade da quadra: 8 mil pessoas
Informações: (21) 2671-3585

Ensaio-show da Grande Rio
Data: Todo sábado
Horário: A partir das 22h
Ingressos: R$ 10 (preço único)
Local: Quadra da Grande Rio – Rua Wallace Soares, 5/6 – Centro de Duque de Caxias
Classificação etária: Livre
Capacidade da quadra: 8 mil pessoas
Informações: (21) 2671-3585

Ensaios técnicos de rua
Data: Todo domingo
Horário: 19h
Ingressos: O evento é gratuito
Local: Rua 25 de agosto – Centro de Duque de Caxias
Classificação etária: Livre
Informações: (21) 2671-3585

 

Foto: Vicente Rodrigues
Texto: Alice Fernandes
Redação: Yuri Soares/ Renan Calabri

Samba enredo 2018 GRANDE RIO