Grande Rio vai usar tecnologia de ponta na produção do carnaval 2013

A tricolor de Caxias mais uma vez sai na frente e inova no desenvolvimento do carnaval. Já chegou ao barracão da Grande Rio o equipamento tecnológico Router DS4 que realiza, precisamente, cortes programados em materiais como madeira, isopor, acrílico, alumínio, ferro entre outros. Esta máquina faz em 3 horas o trabalho que uma pessoa faria em até uma semana.

A equipe de criação do carnavalesco Roberto Szaniescki já está realizando trabalhos de produção na DS4 para o carnaval 2013. Conversamos com Monclair Oliveira Filho que faz parte da equipe de criação do carnavalesco Roberto Szaniescki, Monclair também destacou a precisão da máquina na execução dos projetos.

– O que facilita na verdade é a gente saber que o arquivo que é criado em 3D vai sair exatamente como esperamos, independente da interpretação do escultor. A máquina faz com precisão a mesma peça que foi projetada. A gente tem trabalho feito na máquina em apenas duas horas que poderia levar até 2 dias para um escultor executar. – Afirmou Monclair.

Nós acompanhamos todo o processo de criação de uma peça que será usada na fantasia das baianas no carnaval de 2013. Esta peça foi desenhada pelo carnavalesco Roberto Szaniescki e esculpida na Router DS4 pelo produtor de arte Monclair Oliveira Filho. O processo acontece da seguinte forma; A peça sai da máquina Router, esculpida em um molde de isopor. Em seguida o molde vai para o setor de laminação, que é coordenado por Nilson José dos Santos que já trabalha no barracão da Grande Rio há 23 anos. Este molde de isopor transformasse em uma peça de resina, que segue para o setor de Vácuo Forme, onde é transformada em placas de acetato pelo funcionário Antônio José da Silva e depois estas placas serão recortadas e receberão o acabamento final no atelier do artista Fernando Moreira, responsável pela criação das fantasias da ala das baianas.

Neste quadro podemos ver a evolução da produção da peça que será usada nas fantasias das baianas no desfile de 2013; 1. A peça tomou forma na placa de isopor, feita na Router DS4. – 2. Da fôrma de isopor foi feita a peça de resina. – 3. A peça de resina serve de fôrma para criação das placas de acetato. – 4. A peça em sua forma final, adereçando a fantasia das baianas em 2013.

A Grande Rio já está executando a produção do próximo carnaval, a tricolor de Caxias será a quarta escola a passar pela Avenida na segunda-feira de carnaval dia 11 de fevereiro.

Fotos: Vicente Rodrigues
Redação: Renan Calabri/ Yuri Soares

Samba enredo 2018 GRANDE RIO