Pimpolhos da Grande Rio lança curso preparatório para profissionais do carnaval

Escola de Carnaval é um curso oferecido pela Escola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio voltado a todo público interessado em conhecer na prática as diferentes técnicas utilizadas na produção do carnaval mirim, que utiliza como tecnologia o uso de materiais reaproveitáveis de outros carnavais para a produção de fantasias e alegorias do desfile, estimulando a criatividade dos participantes através do trabalho coletivo promovendo a reflexão nos diferentes temas abordados.

O curso será ministrado por profissionais do carnaval com foco no desenvolvimento do enredo, fantasias, alegorias e produção cultural, envolvendo a criação, desenvolvimento e parte da produção do desfile da Pimpolhos de 2013, que terá como enredo As Maravilhas da pequena áfrica parte II.

Esse tema fala de um desdobramento do enredo de 2012, sobre a pesquisa a respeito da Pequena África, região que envolve a praça XI, Saúde, Gamboa, Santo Cristo, Estácio e o Saara.

A pequena áfrica é o tema da pesquisa para a Pimpolhos, que nos últimos dois anos vem se organizando através de fóruns, entrevistas, mapeamentos e produções artísticas que deram origem ao seu enredo do Carnaval 2012 – As Maravilhas da Pequena África

A Escola de Carnaval será realizado no Centro de Artes Calouste Gulbenkian que está localizado na região da Pequena África, local onde viveu Tia Ciata, famosa por abrir a porta de casa para ilustres como Donga, Pixinguinha e Heitor dos Prazeres. O Calouste fica na praça XI, a praça do samba e do carnaval carioca.

Início do curso: 23 de agosto de 2012, às quintas e sextas-feiras de 14h às 17h. Vagas: 25 pessoas

Apoio: Prefeitura do Rio de Janeiro, Liesa, OEI

Cursos oferecidos: enredo, fantasias, alegorias e produção cultural

Samba enredo 2017 GRANDE RIO