Os preparativos da Grande Rio para se superar na Avenida

Com o enredo de Cahê Rodrigues a tricolor de Caxias espera assegurar o título de campeã em 2012

Para que aconteça o espetáculo que a Acadêmicos do Grande Rio leva para a Marquês de Sapucaí é necessário um árduo trabalho de meses que envolvem centenas de profissionais, em um só objetivo; Ganhar o título de campeã do carnaval 2012.

Este ano, a escola de Duque de Caxias vem com o enredo ‘Eu Acredito Em Você, E Você?’ desenvolvido pelo carnavalesco Cahê Rodrigues que fará seu quarto desfile pela Grande Rio.

O enredo nasceu a partir do fogo que destruiu o barracão e todo carnaval que a Grande Rio levaria para a Avenida no ano passado. A escola, com a força e a garra de toda a comunidade, se superou, mostrando que com a união e vontade de vencer é possível superar qualquer gigante que possa nos ameaçar. E falar de superação no carnaval carioca é bastante oportuno, pois no Rio de Janeiro e em todo o Brasil, vemos e vivemos inúmeros casos de superação.

Para transformar todo este sentimento de superação em um desfile digno de ganhar o título, o carnavalesco Cahê Rodrigues e toda a equipe do barracão da escola já estão a todo vapor na confecção do carnaval para o desfile do dia 20 de fevereiro. São 6 alegorias, 4 elementos alegóricos, 28 alas e muito trabalho por traz de toda esta beleza que o público assiste no sambódromo.

Desde julho os trabalhos dentro do barracão da escola acontecem com 350 funcionários que trabalham duro entre as etapas de ferragem das alegorias, montagem da madeira e decoração, perdurando até o carnaval. Para ter uma noção, em apenas um ano é gasto, em média, 35 toneladas de aço, tubos e vigas; 800 rolos de espuma; caminhões e caminhões de madeira e blocos de isopor; 10.000 latas de cola; mais de 1.500 litros de diesel para abastecer os carros alegóricos no dia do desfile, entre outros materiais.

Com o fatídico incêndio ocorrido no início do ano passado, a Grande Rio está usando o barracão 07 na cidade do samba. O horário de funcionamento do barracão da escola é de 09h às 19 h, porém no período próximo ao dia do desfile, este horário se estende para que consigam garantir que o espetáculo aconteça sem nenhum erro.

Este ano a Grande Rio virá um pouco mais compacta, como afirmou Cahê, “A Grande Rio vai fechar o carnaval vamos levar uma escola compacta para a Avenida, para não cansar o público”.

Conversamos com o carnavalesco Cahê Rodrigues que explicou o que ele preparou para o espetáculo que a Grande Rio levará para o desfile deste ano:

“O Brasil acompanhou o incêndio que a cidade do samba sofreu no carnaval de 2011 e a Grande Rio foi a mais prejudicada perdendo todo o seu carnaval. Foram 26 dias de reconstrução e motivados por esta história de superação nasceu o enredo de 2012, “Eu Acredito Em Você! E Você?”, Histórias de superação. Vamos falar também de superação através de pessoas que viraram ícones no mundo inteiro, como Frida Kahlo, como o maestro João Carlos, o mestre Alejadinho. O quarto setor vai falar do esporte, então os atletas paraolímpicos vão ter um grande destaque, vão ser homenageados neste setor. O quinto vai falar da superação através do amor; a bomba de Hiroshima e Nagasaki, as vítimas do Haiti, o sentimento judeu, o Apartheid com Mandela. É superação, é emoção do início ao fim. Cada ser humano que tenha enfrentado alguma adversidade vencida vai se identificar com o desfile da Grande Rio, por isso eu acredito em você e você?” 

Os carros alegóricos começam a deixar o barracão um dia antes do desfile, partindo em direção à Marquês de Sapucaí. A Grande Rio desfila na segunda-feira, dia 20 de fevereiro, e é a última escola a passar pelo sambódromo este ano.

Revisão de texto: Bia Oliveira
Redação: Renan Calabri

Samba enredo 2018 GRANDE RIO