“Eu Acredito Em Você! E Você?”

A Grande Rio fará, em 2012, o carnaval da superação com o enredo desenvolvido pelo carnavalesco Cahê Rodrigues

Que palavra bonita; superar. O enredo da Grande Rio para 2012, “Eu Acredito Em Você! E Você?”, vai falar do incrível poder do brasileiro de superar as adversidades da vida e está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Cahê Rodrigues que fará seu quarto desfile pela nossa verde, vermelha e branca de Caxias. Falar de superação é sinal de que já vencemos alguma batalha em nossa jornada. Esse sentimento de superar, seja lá o que for, é tão glorificante na vida do homem que faz a vida valer à pena. Quando se supera algo nos demonstramos vencedor, simbolizamos o guerreiro que vence a luta! Essa combinação de Superação com carnaval da Grande Rio nos deixa, além de felizes, ansiosos para ver o tempero mágico desta mistura na Marquês de Sapucaí. Todo torcedor e componentes da Grande Rio sabem do potencial da escola para assegurar o título de campeão que ainda está preso na garganta.

O significado da palavra ‘Superar’ no dicionário é; Vencer, passar além, dominar, do latim, a palavra Superar significa; Estar à cima.

Mas para entendermos o que é Superação não precisamos nos deter a algumas palavras, Precisamos conhecer tantas e tantas histórias vitoriosas que acontecem no país em que vivemos! ‘Sou Brasileiro e não desisto nunca!’

Quem nasce, vive e batalha diariamente no Brasil conhece exaustivamente esse sentimento de superação que todos nós vivenciamos em nosso dia-a-dia. Em cada lar do Brasil, do Rio de Janeiro, de Caxias, existem batalhadores, existem pessoas que com certeza já precisaram superar algum obstáculo que nos é imposto. O Caxiense não perde a batalha, ele arregaça as mangas e tenta resolver seu problema. O torcedor da Grande Rio tem essa característica, tem essa garra, essa força. Fazer um carnaval em praticamente 25 dias, como aconteceu este ano, demonstra a vontade e a união de uma comunidade, de um município. O triste episódio que a Grande Rio vivenciou no início deste ano quando teve seu barracão consumido por chamas acabando na totalidade com um carnaval, dito por muitos, campeão, não abalou a paixão de nenhum torcedor que ajudou como pode na reconstrução do carnaval e passou na Sapucaí em baixo de muita chuva com o orgulho de ser Grande Rio.

Como diz o refrão do samba-enredo oficial de 2012; “Quem me viu chorar, vai me ver sorrir…” Uma verdadeira demonstração do que é superação, a Grande Rio mesmo depois de tudo que passou, com prejuízo estimado em 20 milhões de reais e boa parte de sua memória física perdida, promete fazer um carnaval marcante na história do carnaval carioca e espera brigar pelo título de campeã do Grupo Especial do desfile das escolas de samba do Rio de janeiro em 2012.

O carnavalesco Cahê Rodrigues conseguiu observar muito bem todo esse laço de superação e força que foi demonstrado por toda a comunidade de Duque de Caxias no fatídico acidente no barracão no início deste ano e desenvolveu esse enredo maravilhoso, que promete emocionar à toda Sapucaí e a todo brasileiro em 2012 onde levará muitas histórias de superação de vida, seja pela arte, pela música, pelo esporte ou simplesmente pela vontade de viver, pelo sentimento de ser brasileiro, batalhador, ‘Guerreiro do Bem’.

Alguns exemplos de superação já foram convidados e confirmaram a participação no desfile da Grande Rio em 2012, como foi o caso do lutador de MMA Rodrigo ‘Minotauro’ e o atleta paraolímpico Clodoaldo Silva (veja reportagem na página 10). Muitos outros brasileiros que serviram como demonstração de superação também vão ser convidados pelo carnavalesco Cahê Rodrigues para participarem do desfile de 2012. Utilizando a música como meio de superação, o cantor de toadas David Assayag, que participa do famoso festival de Parintins, também confirmou sua participação no desfile do próximo ano.

A expectativa é muita e o tempo passa rápido. A Grande Rio já definiu o dia e a ordem em que vai desfilar (Última escola de segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012), já escolheu o samba-enredo para 2012 (leia a letra do samba na página 03), já gravou o CD Sambas de enredo’ e os trabalhos no barracão da escola já começaram.

Criador do enredo, o carnavalesco Cahê Rodrigues falou com o G RIO News sobre a inspiração para a criação do carnaval “Eu Acredito Em Você! E Você?”:

– O enredo nasceu dentro dos 26 dias de reconstrução que tivemos dentro do barracão, logo depois do incêndio que destruiu nosso carnaval. O fogo levou 26 minutos para destruir o barracão e nós levamos exatamente 26 dias para reconstruir o carnaval. Convivendo diariamente com este sentimento de ter que se superar, de contar com a colaboração e a união dos funcionários e dos voluntários, nasceu a ideia de se falar de histórias e exemplos de superação para o próximo carnaval, apresentei o projeto à presidência e eles vestiram a camisa. Era um sentimento que a gente tinha acabado de viver. O enredo nasceu dentro desses 26 dias de reconstrução, convivendo com a alegria dos funcionários em meio a adversidade que estávamos enfrentando, mas mesmo assim as pessoas trabalhavam com sorriso, com prazer. Os voluntários que chegavam, as pessoas demonstrando um carinho e um amor pela Grande Rio, juntou também com a força da comunidade, é uma escola que sempre teve uma comunidade forte mas as vezes a mídia deixava de lado por conta do número de artistas, do número de celebridades que desfilam na escola, então, como a imprensa as vezes gosta muito de focar nas celebridades, esqueciam um pouco de divulgar a nossa comunidade que sempre foi forte mas ficou em evidência nesse último desfile porque foram as grandes estrelas do nosso carnaval de fato. O ‘Eu Acredito Em Você! E Você?’ eu digo que não vai ser mais um desfile de escola de samba, ele vai ser um grande hino à superação. Vai ser um grande desfile, vai tocar o coração de cada pessoa que já viveu um problema e se superou.

Perguntamos também:

G RIO News: Qual a principal mensagem que você deseja passar com este enredo?

Cahê Rodrigues: Eu nunca tinha vivido um problema desse na minha vida, nunca tinha enfrentado e derrubado um gigante como eu derrubei o gigante do fogo que foi o nosso incêndio, então eu acho que a força está dentro de cada um de nós e a gente nunca deve temer o nosso problema, não existe nenhum problema que a gente não possa vencer, não existe nenhum gigante que a gente não possa derrubar só que precisamos primeiro acreditar que nós somos capazes de fazer isso. Por isso o enredo se chama ‘Eu Acredito Em Você! E Você?’, não basta somente eu acreditar em você, você também precisa acreditar que você vai vencer, o sentimento que envolve o enredo é esse; Que você nunca deve desistir por maior que seja o problema, você vai ser sempre maior do que ele.

G RIO News: O que você espera do torcedor da Grande Rio em 2012?

Cahê Rodrigues: Espero de você torcedor da Grande Rio, de você componente, de toda a família da Grande Rio envolvida no projeto, que primeiro recebam esse enredo no coração e entendam que é um tema especial que só a Grande Rio pode falar dele. E que na avenida, no dia do desfile, as pessoas emocionem o público com o conteúdo que o enredo têm, porque o papel da comunidade, do folião é vestir o personagem para que o público consiga identificá-los na Avenida, como nosso enredo fala de emoção do início ao fim, eu peço que a comunidade emocione o público com a sua atuação no desfile de 2012.

A Grande Rio será a última escola a passar pelo sambódromo no próximo ano, a responsabilidade é muita, mas todos os componentes, diretoria e comunidade estão com fome de vitória. Pelo fato da Grande Rio ser a última escola a passar pela Avenida em 2012 o carnavalesco Cahê está desenvolvendo um desfile mais compacto, ‘a proposta foi criar um carnaval mais compacto pra não cansar o público’, disse o carnavalesco. Para 2012 a Grande Rio virá com seis alegorias, quatro elementos alegóricos e 33 alas.

Sobre o fato da nossa Tricolor de Caxias fechar o carnaval carioca de 2012 o Presidente Helinho de Oliveira discursou:

 – “A Grande Rio irá fazer um grande carnaval, não é o primeiro ano que ela encerra o desfile, este me parece ser o terceiro. Agora é mais uma responsabilidade, e que todos os componentes já se agarrem com este sexto lugar a desfilar, cantem o samba e façam um grande carnaval para que na quarta-feira possamos festejar o título na Sapucaí.”

 A expectativa é grande, e a esperança pelo título maior ainda, nesses 23 anos de existência a tricolor de Caxias já assegurou três vice-campeonatos, três terceiros lugares e um título do Grupo de acesso A, mas o título principal ainda não saiu para Caxias. Por falar em esperança nada como Crianças para simbolizar este sentimento que constitui a façanha de superar as adversidades da vida. O Carnavalesco Cahê utilizou a imagem das crianças no enredo e nas camisas deste ano para simbolizar o início da vida de todo o ser humano, onde nos deparamos com a superação no medo e nos primeiros desafios da vida, como nos levantar, falar e outros instintos básicos. As crianças fotografadas para a logo do enredo foram Juan Pedro (Duque de Caxias – RJ); Maria Clara (Rio de Janeiro – RJ) e Gabriele Souza (Parintins – AM).

Os ‘ensaios show’ acontecem todos os sábados, a partir das 23 horas na quadra da grande rio, (Rua Wallace Soares 5 e 6 – Centro Duque de Caxias) todos os sábados contamos com a presença da bateria Invocada do mestre Ciça, a bela voz do intérprete Wantuir de Oliveira, Baianas, passistas, Velha-guarda e muito samba a noite toda.

Até o carnaval de 2012, vamos todos juntos em um só objetivo; Gritar ‘é campeão’! Não será a primeira vez que a Grande Rio vai reunir toda a força de Caxias para fazer um carnaval impecável. Todo caxiense e Grande Rio de coração vai somar sua energia positiva à escola no desfile do próximo ano.

Redação: Renan Calabri

Fotos: Yuri Graneiro e Bruno Gonzáles

 

Samba enredo 2018 GRANDE RIO