Simpósio realizado na cidade do samba promete trazer alta tecnologia para o carnaval carioca

Foi realizado no último dia 22 de setembro, o Simpósio ‘Arquiteturas Hight-Low’. O evento foi realizado pela G.R.C.E.S.M. Pimpolhos da Grande Rio em parceria com a AA Visiting School e a DS4. O Simpósio começou às 14 horas e foi encerrado com um happy hour no barracão da Pimpolhos, no bairro da Gamboa, por volta das 19 horas.

AA Visiting School é organizado pela Architectural Association de Londres e é uma oficina de design e arquitetura que é realizado aqui no Rio de janeiro, por dez dias, dentro do barracão da Pimpolhos, onde o foco é a utilização de uma alta tecnologia através de máquinas de corte aliado ao conhecimento dos artesãos do carnaval na produção de algum novo material. Este processo é combinado com a filosofia da Pimpolhos, na reutilização deste material e na colaboração de diversos agentes, da comunidade, de artistas plásticos, artesãos e etc.

O público presente neste simpósio foi, a maior parte, de Arquitetos urbanistas, paisagistas, estudantes e profissionais de criação do carnaval.

O evento contou com a participação da diretora da AA Visiting School Anne Save de Beaurecueil, Franklin Lee, do Diretor da AA Visitng School, do coordenador executivo do NEEC, Luiz Carlos Prestes Filho, da Presidente da Pimpolhos Camila Soares, de Lívia Diniz da comissão de criação da Pimpolhos, Antônio Carlos Giusti (DS4) e Vitor Sardenberg (SUBdV).

O site da Grande Rio conversou com o Diretor da AA Visiting School, Franklin Lee:

– O que queremos é agregar arquitetos, cenógrafos, urbanistas, equipes de Escolas de samba para que possamos trabalhar juntos e trocarmos conhecimentos. A idéia é mesclar as informações, as idéias dos arquitetos com os artesãos do carnaval.

Este Simpósio realizado na última quarta-feira, na cidade do samba, objetiva combinar o conhecimento dos artistas do carnaval com técnicas de projetos computacionais, fabricação digital como Grasshopper, Processing e Arduino, além de fresagem CNC e corte a laser.

Este evento serviu para anunciar um work-shop que haverá aqui no Rio no mês de dezembro deste ano. O Work-shop será

realizado pela AA Visiting School em parceria com a Pimpolhos da Grande Rio, onde será montado um carro alegórico da Escola mirim usando os equipamentos da DS4 como máquina de corte a laser, de corte de madeira, entre outras.

Conversamos também com Camila Soares, Presidente da Pimpolhos da Grande Rio– O carnaval precisa trazer para dentro dos barracões das escolas de samba alguns processos mais tecnológicos para dar agilidade a este processo de criação. Estas ferramentas vão fazer com que façamos um carro alegórico em muito menos tempo. A tecnologia traz agilidade para o carnaval. As Escolas ganham, a comunidade ganha e o público também ganha.

“Vi algumas máquinas fazendo trabalhos que no barracão demoraríamos horas ou dias para produzirmos o mesmo trabalho.” Declarou a todos, o funcionário do barracão da agremiação Inocentes de Belford Roxo, Adriano Ramos, o Pirulito.

O Work-shop que será realizado em dezembro, acontecerá no barracão da Pimpolhos da Grande Rio, zona portuária.

Redação: Renan Calabri / Yuri Soares

Samba enredo 2018 GRANDE RIO