Sexto torneio de buraco agita quadra

Pelo sexto ano seguido a diretoria da Acadêmicos do Grande Rio realiza o Torneio de Buraco fechado na Quadra da Escola em Caxias. A 6ª edição começou no dia 03 de agosto e teve um total de 120 pessoas formando 60 duplas na disputa do primeiro lugar.

Os jogos acontecem todas as segundas e quartas-feiras a partir das 19 horas, e a final acontece dia 28 de agosto quando haverá uma grande festa de encerramento, com shows do intérprete Wantuir Oliveira, a velha-guarda da Grande Rio, casal de mestre-sala e porta-bandeira e a Bateria Invocada do mestre Ciça.

A dupla vencedora será premiada com troféus, viagens e prêmios que a diretoria da Escola premiará junto com alguns colaboradores. O hábito de jogar buraco é bem comum na comunidade e, por isso, um evento como este é muito aguardado e não há restrições quanto as inscrições no torneio. A taxa para participar é de R$ 80,00 por jogador e o participante recebe uma camisa oficial do torneio. Como o torneio já começou não é possível mais inscrições este ano.

Um dos idealizadores do evento, o diretor e vice-presidente da Grande Rio, Milton Perácio participa da organização do torneio além de também participar como jogador fazendo dupla com o presidente da Escola, Hélio de Oliveira. Helinho, também idealizador do torneio há 6 anos, participa, compete e apóia este evento desde sua primeira edição.

“Há seis anos eu e Perácio, como gostamos muito de jogar um buraco, uma tranquinha, e não temos tempo pra jogar, fizemos essa brincadeira e reunimos a comunidade dentro da quadra e logo no primeiro ano foi o maior sucesso e não deu mais pra parar. Hoje a comunidade cobra o torneio. A ideia partiu de mim juntamente do Perácio, mas temos o apoio de toda a diretoria da Escola junto, se não tiver a diretoria não tem comunidade e vice-versa, eu costumo dizer que isso é uma vitamina, onde tem que ter o abacate e o leite. Não existe a diretoria sem a comunidade e nem a comunidade sem a diretoria.”

Outra presença ilustre no torneio é o intérprete Wantuir Oliveira, que também inscreveu sua dupla e segue na disputa.

Todos os dias que acontecem as partidas, metade da quantidade de duplas são eliminadas e a outra metade segue na competição até restar apenas uma dupla que será a grande vencedora no dia da final em 28 de agosto. O diretor de carnaval e também jogador, Milton Perácio nos deu mais detalhes sobre a realização deste torneio de buraco fechado que segundo ele é o terceiro maior do Brasil:

“Aqui não é só samba, a comunidade tem que ter um lazer, sempre fazemos festividades, eventos, temos a festa junina que também já é um sucesso e há seis anos fazemos este Torneio de Buraco, que é o terceiro maior torneio de Buraco Fechado do Brasil.”

“Nós procuramos incentivar as pessoas que gostam de jogar cartas a participar, tem muita gente que não vem no samba e essa é uma forma de fazer com que conheçam nossa quadra, nossa casa.”

A festa de encerramento, no dia 28 de agosto, é aberta ao público e começa a partir das 14 horas.

Redação: Renan Calabri e Yuri Soares

 

Samba enredo 2017 GRANDE RIO