Grande Rio disponibiliza a quadra para hospedar peregrinos na JMJ

Centenas de peregrinos estão alojados nas dependências da quadra da Grande Rio. São aproximadamente 400 pessoas de diversas partes do Brasil e do mundo. Parte do grupo chegou no domingo, dia 21 de julho e o restante na segunda, dia 22.

Grande Rio disponibiliza a quadra para hospedar peregrinos na JMJ.1.jpg
Os peregrinos estão na cidade para participarem da 28ª edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) com visita do Papa. Todos os dias eles saem da quadra às 7h, tomam café da manhã na catedral de Santo Antônio, próximo à quadra, e rumam para as atividades religiosas da JMJ pelo Rio de Janeiro e retornam todos os dias às 21h. Durante esta semana, os funcionários da Grande Rio estão mantendo a quadra toda trancada para garantir a segurança e a preservação dos pertences de todos os peregrinos, nem os ritmistas estão podendo ter acesso à quadra até o próximo domingo dia 28.

Inicialmente a Grande Rio, a pedido da Prefeitura de Duque de Caxias, cederia sua quadra para receber cerca de 300 participantes da JMJ, mas com o fechamento do Colégio Duque, os funcionários da quadra, a pedido da presidência, preparam todos os lugares possíveis no interior da quadra para servirem de alojamento, com divisão para homens e mulheres. Todos os camarotes, a sala do Ciça, o palco, o bar, e até a sala do presidente Milton Perácio estão servindo de dormitório para os visitantes. A diretoria da escola ainda está disponibilizando ar condicionado e ventiladores em todos os lugares disponíveis para os visitantes dormirem.

Algumas modificações foram feitas para darem mais conforto aos turistas católicos. Chuveiros foram instalados em todos os banheiros da quadra e um telão foi colocado para que todos possam assistir TV todas as noites. Anúncios e cartazes, normalmente fixados nas paredes dos camarotes, deram lugar a roupas e toalhas estendidas.

Durante esta experiência a quadra vira um albergue comunitário e gratuito onde jovens, adultos e idosos (alguns padres e freiras também estão alojados) de diversos países como México, Venezuela, Colômbia, Porto Rico e Portugal viajaram para participar de uma jornada que consiste em propagar o evangelho entre os jovens disseminando o amor ao próximo.

O site da Grande Rio esteve na quadra da escola e podemos sentir o clima positivo que os jovens da jornada trouxeram com eles. Conversamos com alguns jovens que mostraram-se muito contentes e agradecidos com a hospitalidade recebida. A assistente pastoral de Ouro Preto (MG), Bruna Santos de 30 anos, está liderando, juntamente do padre Geraldo, um grupo de 32 pessoas. Bruna esteve presente na JMJ de Madrid e falou como está sendo esta experiência no Rio de Janeiro:

– O calor do povo brasileiro não se compara a povo nenhum no mundo, mesmo com as dificuldades com transporte e outras deficiências o povo brasileiro é muito acolhedor, e isso não é muito comum em outros lugares do mundo. Quando fiquei sabendo que ficaria na quadra da Grande Rio pensei ‘vou ficar no berço do samba carioca’ é muito bacana ver a colhida que todo o pessoal da Grande Rio está nos oferecendo. – Afirmou Bruna.

O jovem Algelr Montes de 23 anos, é responsável por um grupo de 105 jovens católicos de Porto Rico que estão passando a semana da JMJ alojados na quadra da Grande Rio. Algelr falou sobre a satisfação que sente pelo acolhimento da Grande Rio com todos os peregrinos.

Grande Rio disponibiliza a quadra para hospedar peregrinos na JMJ.2.jpg
“A jornada mundial da juventude é um grande encontro de fé com diversidade de cultura e de ideias unidos pela mesma causa, a Fé. A escola de samba Grande Rio está nos acolhendo em uma iniciativa muito importante, porque mostra mais uma característica da pessoa brasileira a solidariedade, como diz o evangelho. é muito gratificante, estar nesta essa escola de samba, recebendo lugar para dormir, para tomar banho, serviço de comida, pessoas trabalhando preocupadas com o nosso bem estar. Estamos dando um grande valor a isso. Além de tudo ainda podemos participar de um intercâmbio de cultura riquíssima que abre porta para que nós de Porto Rico possamos aprender um pouco mais sobre a cultura de uma escola de samba brasileira.”

Sobre os funcionários da quadra da escola de Caxias o jovem porto-riquenho afirmou:

“Todos eles pararam por uma semana de ser eles e passaram a fazer parte de nós. Deram tudo o que tem e o que não têm. Estão fazendo de tudo para que possamos nos sentir bem, cômodos e acolhidos. Quando você ajuda o próximo você está ajudando Deus. “
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) acontece entre os dias 23 e 28 de julho. Dentre diversas atividades destaca-se a presença do Papa Francisco à missas e visitas em diferentes locais do Rio de Janeiro.

Grande Rio disponibiliza a quadra para hospedar peregrinos na JMJ.3.jpg
Cerca de 400 peregrinos de diversas partes do mundo vão ficar alojados nas dependências da quadra durante os dias 23 e 28 de junho.

Grande Rio disponibiliza a quadra para hospedar peregrinos na JMJ.4.jpg
Chuveiros foram instalados em todos os banheiros da quadra para que todos os peregrinos possam ter condições de tomar banho.

Grande Rio disponibiliza a quadra para hospedar peregrinos na JMJ.5.jpg
Até a sala do presidente Milton Perácio foi cedida para servir de dormitório para os jovens da JMJ.

Grande Rio disponibiliza a quadra para hospedar peregrinos na JMJ.6.jpg
Todos os camarotes, a sala do Ciça, o palco e o bar também estão servindo como dormitórios.

Grande Rio disponibiliza a quadra para hospedar peregrinos na JMJ.7.jpg
Grande Rio disponibiliza a quadra para hospedar peregrinos na JMJ.8.jpg
Os jovens da JMJ improvisam alguns jogos e atividades no chão da quadra.

Agradecimentos: Alexsandra, Grazi, Waldete, Robinho e a todos os funcionários da quadra da Grande Rio.

O padre Renato da paróquia Santo Antônio de Duque de Caxias agradece a Acadêmicos do Grande Rio por acolherem os jovens da Jornada Mundial da Juventude.

Fotos: Divulgação
Redação: Yuri Soares/ Renan Calabri

Samba enredo 2018 GRANDE RIO