Grande Rio apresenta sinopse do enredo para 2017

O carnavalesco Fabio Ricardo e a historiadora Elenise Guimarães, acompanhados da presidência e diretoria, explicaram aos compositores como a escola homenageará Ivete Sangalo no próximo carnaval. 



Na última quinta-feira, 19, a Tricolor de Caxias apresentou aos seus compositores a sinopse explicativa do enredo. “Ivete do rio ao Rio!”, este é o título oficial do carnaval da Grande Rio para 2017, quando a escola homenageará Ivete Sangalo. O nome do tema faz referência à infância da cantora às margens do rio São Francisco, em Juazeiro, Bahia, até seu encontro com a Acadêmicos do Grande Rio depois de ter sua carreira consagrada no Brasil e no mundo. O carnavalesco Fabio Ricardo e a historiadora da escola, a professora Elenise Guimarães, fizeram uma breve explanação sobre o desenvolvimento do próximo desfile. Além da infância da cantora baiana em Juazeiro, a escola também abordará, obviamente, a forte ligação de Ivete com o carnaval da Bahia e o axé music, seu lado atriz e apresentadora, seus grandes hits como ‘Festa’, ‘Poeira’ e tantos outros, o sucesso alcançado internacionalmente e muitos outros momentos que foram citados na sinopse.

O presidente de honra Helinho de Oliveira e o presidente Milton Perácio apresentaram a historiadora Elenise à comunidade e discursaram para os compositores presentes. Helinho de Oliveira alertou sobre a vontade da escola de levar um samba épico para a Avenida em 2017, “A gente precisa de um grande samba para levantar a Sapucaí. Um samba histórico!”, pediu o presidente de honra. O diretor geral de carnaval, Ricardo Fernandes, e o diretor geral de harmonia, Thiago Monteiro, também estiveram presentes na apresentação e conversaram com o público presente.



Durante a apresentação da sinopse, a professora Elenise Guimarães explicou a maneira como a escola pretende conduzir a história de Ivete na Avenida, “Vai ser um carnaval diferente, vai ser uma homenagem a uma grande cantora, uma estrela musical, mas terá um grande diferencial. Este desfile não vai ser só a biografia dela, mas um grande mosaico de diversas culturas musicais, pois nosso fio condutor vai ser pela música. Estamos buscando fazer este paralelo de uma cantora maravilhosa com uma escola de samba maravilhosa”, explicou a professora e historiadora. O carnavalesco Fabio Ricardo aproveitou para lembrar a responsabilidade que os compositores terão neste ano, “se tratando de uma homenagem a uma grande cantora como Ivete Sangalo, os compositores precisam de muita vontade e inspiração para fazer um grande samba, até mesmo para ela se sentir bem a vontade com este samba”, concluiu o carnavalesco.


Cerca de cem compositores estiveram presentes na apresentação da sinopse na última quinta-feira. Autor vencedor do último samba da escola, Márcio das Camisas elogiou a maneira como o carnavalesco e a historiadora explicaram o enredo desta vez, “Nesta apresentação nos foi passado algo bem mais detalhado sobre todo o desfile. O que é muito bom para o compositor na hora de compor. Saber a setorização da escola, saber como serão as alas e os principais segmentos, por exemplo, facilita bastante para a gente”, disse Márcio. Para o compositor Foca, que também já se consagrou campeão na disputa de samba da Grande Rio, é preciso ter muito cuidado na hora de compor este samba, “Gostei do enredo, é inteligente. Apesar de se falar de Ivete Sangalo, foi frisado que não é samba de ‘oba oba’. Se o compositor não tiver o devido cuidado para fazer o samba, ele pode fazer um samba de bloco. E o porte da Grande Rio não é samba de bloco. Vamos procurar fazer um samba sério, melodioso e inteligente. Tenho certeza que, juntamente de minha parceria, vamos acertar a mão”, comentou Foca, que compõe para a Grande Rio há sete anos.

No próximo dia 30 de maio, segunda-feira, os compositores poderão ter uma nova oportunidade de se encontrarem para tirar dúvidas com o carnavalesco e a historiadora do enredo. Desta maneira os autores concorrentes poderão produzir sambas cada vez mais coerentes com a proposta do enredo. A apresentação de todas as canções inscritas acontecerá nodia 24 de julho, na quadra da escola, em Duque de Caxias.

 

Samba enredo 2018 GRANDE RIO